Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Padilha marca reunião para tratar de pacientes do Maranhão atendidos em Teresina

Padilha marca reunião para tratar de pacientes do Maranhão atendidos em Teresina

Ministro da Saúde marca reunião para tratar dos pacientes do Maranhão atendido em hospitais de Teresina

Em Brasília, os senadores Wellington Dias (PT) e Ciro Nogueira (PP-PI) e o deputado federal Assis Carvalho (PT) acompanham na terça-feira, os prefeitos de Teresina, Firmino Filho, e de São João do Piauí, Gil Carlos, em audiência nos Ministérios da Cidades, Saúde, Educação e FNDE. A comitiva foi recebida pela secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, e pelo ministro Aguinaldo Ribeiro, e trataram de ocupações na capital, especialmente Parque Vitória, e de projetos de mobilidade urbana. O secretario de Planejamento de Teresina, Washington Bonfim, também integra a comitiva.

No Ministério da Saúde, a comitiva piauiense foi recebida pelo ministro Alexandre Padilha, para tratar de situação SOS para Teresina. O prefeito Firmino Filho e sua equipe fizeram um relato da situação do desequilíbrio na participação financeira do financiamento de saúde, principalmente em relação ao HUT, e a necessidade de investimentos no Hospital Universitário, aumento de teto para o município de Teresina e mudanças na própria pactuação com o estado do Maranhão. ?Ficou acertada uma reunião de trabalho em Teresina com a presença de equipe do MEC e da Empresa Brasileira de Gestão Hospitalar, com os compromissos dos ministros de garantir uma solução?, observou o senador e líder do PT no Senado, Wellington Dias.

O ministro autorizou, ainda, a finalização do projeto da maternidade em São João do Piauí e garantiu agilidade junto ao MEC para viabilizar as condições de funcionamento do curso de Medicina na cidade de Parnaíba.

O deputado Assis Carvalho solicitou também a ampliação da área de oncologia integrada junto à saúde da Mulher.

Com relação ao Parque Vitória, uma alternativa foi apresentada pela secretária e, segundo o prefeito de Teresina, contempla os interesses da comunidade. ?Vamos levar a proposta e debater. Foi aberta uma grande oportunidade para garantir um teto digno àquelas famílias?, declarou Firmino Filho.

Os parlamentares buscaram ainda o atendimento pelo Minha Casa Minha Vida para as cidades impactadas pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), dentre elas São João do Piauí. ?Há expectativa de crescimento populacional e a cidade precisa de um plano de habitação. Atualmente, temos um déficit estimado em 2 mil unidades. Com a proposta apresentada, vamos elaborar projetos na modalidade de entidades urbanas?, declarou o prefeito Gil.

Teresina realizou em 2009 um Plano Diretor de Transporte Urbano. A cidade recebeu investimentos do PAC Mobilidade 1 totalizados em cerca de R$ 170 milhões para obras de implementação desse plano diretor, começando com a duplicação da avenida Poty Velho, e as demais seguem neste ano.

O município agora trabalha a elaboração de projetos para o PAC Mobilidade 2, que foram apresentados ao ministro das Cidades nesta terça-feira, 14, pela comitiva piauiense. ?Trouxemos um conjunto de obras necessárias, investimentos que totalizam R$ 330 milhões?, declarou o prefeito Firmino Filho, que conta com o apoio da bancada piauiense.

O senador Wellington Dias solicitou ainda investimentos do PAC Pavimentação para as cidades de Picos, Altos, Bertolínia e São João do Piauí.

O senador Wellington Dias foi recebido pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante, e mais uma vez solicitou a imediata implantação do curso de Medicina em Parnaíba, com a oferta de vestibular no segundo semestre deste ano.

No Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, tratou de projetos de melhoria de infraestrutura na rede municipal de ensino. O município está pleiteando novas instalações para a implantação de escolas de tempo integral de ensino fundamental e mais ônibus escolares através do programa Caminho da Escola.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar