Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

PF cumpre 8 mandados de busca contra compra de votos em Barras e DF

A Polícia Federal deflagrou na manhã de quarta-feira (25) a Operação "Democracia Pescada" com objetivo de dar cumprimento a oito mandados de busca e apreensão, sendo sete em endereços na cidade de Barras, na região Norte do Piauí, e um em endereço na cidade de Brasília (DF). A PF também fez investigação de corrupção eleitoral. 

Ao todo, 32 policiais participam da ação, que tem por objeto a apuração do teor de notícia-crime sobre um grupo político que teria comprado, para as eleições de 2020, o apoio de pré-candidatos e lideranças políticas da cidade.

"A operação 'Democracia Pescada' deu cumprimento a oito mandatos de busca e apreensão, sendo 7 na cidade de Barras e um na cidade de Brasília, Distrito Federal. Essa oepração tem por objetivo investigar a compra de apoio político que foi feita por grupos políticos da cidade de Barras, que por suavez denominava os apoios comprados conforme 'peixes', peixes de couro o grupo de políticos mais importantes, peixes de escamas, o segundo grupo comprado, e o grupo menos importante seria 'piabas do rabo seco', daí o nome da operação. Esa operação apura que a compra desse apoio político com dinheiro pode ter sido praticado uma série de crimes eleitorais como corrupção, caixa dois dentre outros", detalhou o delegado e chefe da delegacia institucional da PF no Piauí, Portela Leite.

PF cumpre 8 mandados de busca contra compra de votos em Barras e DF

O beneficiado seria supostamente o prefeito eleito de Barras, Edilson Capote . No contexto apresentado, os recursos utilizados poderiam ser usados para a prática do crime de corrupção eleitoral, dentre outros.

O nome da operação tem relação com a denominação dada aos grupos em que foram subdivididos os políticos e lideranças compradas, segundo a notícia-crime, o que foi feito conforme o peso do apoio político negociado e o respectivo valor da sua compra (peixes de couro, peixes nobres de escama e piabas do rabo seco).

PF cumpre 8 mandados de busca contra compra de votos em Barras e DF



Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar