mais

Piauí bate recorde com 481 queimadas em 24 horas, o maior número do Brasil

Segundo o Inpe, foram registradas 6.361 queimadas no Piauí de janeiro até agora, um aumento de 107% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 3.301 queimadas

O Piauí bateu recorde, nesta terça-feira (14) , em número de queimadas, ao registrar 481 incêndios, um aumento de 214% em relação  ao dia anterior, quando ocorreram 156 queimadas. Este foi o maior número de queimadas no Brasil. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

Conforme o Instituto, de janeiro a setembro, foram registradas 6.361 queimadas no Piauí, um aumento de 107% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 3.301 queimadas. O estado ocupa o sexto lugar no Brasil, abaixo dos estados Mato Grosso (15.476 queimadas), Pará (11.708), Roraima (6.457), Amazonas (11.392), Maranhão (7.931) e Minas Gerais (6.835).

Incêndio atingiu áreas próximas ao Monumento da Batalha de Jenipapo | FOTO: ReproduçãoIncêndio atingiu áreas próximas ao Monumento da Batalha de Jenipapo | FOTO: Reprodução

Queimadas no mês de setembro

Em setembro, o Piauí registrou 2.312 queimadas, com um aumento de 169% em relação ao mês de agosto, quando foram registradas 858 queimadas.

Incêndios em áreas de proteção ambiental

O Cptec (Centro de  Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) informou, em Boletim, que o Piauí registra 21 incêndios, sendo que 10 deles em Parques Nacionais, 7 no da Serra das Confusões e 3, no de Sete Cidades.

Foram registrados 4 focos de incêndios na Área de Preservação  Ambiental  do Rio Preto, entre a Bahia e o Piauí; 3 focos de incêndio na foz do rio Preguiça e na Região Lagunar Adjacente, na divisa do Piauí e Bahia; 2 focos na reserva  de Uruçuí-Una; e dois focos de incêndios na Reserva Marinha Delta do Parnaíba.

Situação deixa Piauí em alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou que o Piauí está em situação de grave perigo por causa da umidade relativa do ar, abaixo de 12%, com grande risco de incêndios florestais e grave risco à saúde.

A incidência de raios solares de ultravioleta no Piauí está em 12, que coloca em risco de doenças de pele na população.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail