mais

Piauí receberá toda semana vacinas contra Covid de 4 laboratórios

Piauí receberá toda semana lotes de quatro vacinas contra Covid de 4 laboratórios

O governador Wellington Dias (PT) comunicou em reunião virtual, neste sábado (13), com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o Consórcio do Nordeste, a assinatura do contrato firme de compra de 37 milhões de doses da vacina russa Sputinik V do Fundo Soberano Russo.

Wellington Dias declarou que os Procuradores Gerais do Estado e a Advocacia Geral da União irão acertar os detalhes jurídicos para que o Ministério da Saúde seja o intermeniente do contrato fazendo com que as  37 milhões de doses sejam aplicadas , a partir de abril, pelo Programa Nacional de Imunização , em todo o país e não apenas com os nordestinos.

Segundo ele, o ministro Eduardo Pazuello afirmou que o Ministério da Saúde está regulamentando a lei aprovada no Congresso que permite a compra de vacinas por estados e municípios.

"A informação é a de que o Ministério da Saúde vai  manter o que está na lei, a de que qualquer vacina que entre no país, seja comprada pelos municípios, estados, setor privado e União, será para o Plano Nacional de Imunização.

"Ou seja: a distribuição será para todo o Brasil, na regra da  Fase 1, Fase 2, Fase 3 e Fase 4", declarou Wellington Dias.

Segundo ele, o ministro Eduardo Pazzuelo apresentou aos governadores do Nordeste um cronograma atualizado em que toda semana tenha vacina pelo o Instituto Butantan, que produz a CoronaVac e pela Fiocruz, que produz a AstraZeneca.

Wellington Dias falou que a novidade é a partir da próxima semana, nos dias 22 e 26, chegarão dois lotes de  vacinas do Consórcio da Organização Mundial de Saúde (OMS), a AstraZeneca da Índia; e a chegada  da vacina  Covaxin,  da empresa indiana Bharat Biotech, nesta quarta-feira (17) até o dia 26.

"Com isso, nós teremos condições de alcançar 20 milhões de brasileiros vacinados no mês de março. Todo o esforço vai nesta direção para chegarmos em abril com  todo o grupo de risco vacinados e a gente ter condições de superar  essa pressão na rede hospitalar e reduzir óbitos", afirmou Wellington Dias.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail