mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Piauí terá Porto Seco e bases de cargas nos aeroportos da Flórida e em Teresina para exportar produtos para Estados Unidos

Investimento

Piauí terá Porto Seco e bases de cargas nos aeroportos da Flórida e em Teresina para exportar produtos para Estados Unidos


O governador Wellington Dias afirmou que o Piauí terá um Posto Seco em Teresina e base de cargas no Aeroporto de Teresina e no Aeroporto da Flórida para facilitar a exportação de produtos do Piauí para os Estados Unidos. A implantação do porto seco e da base de cargas foi discutido na reunião que o governador Wellington Dias promoveu com o presidente da câmara e comércio Florida Brasil, Eduardo Machado, que é ex-governador de Tocantins e o consultor de empresas Rogério Lousa, na agência da informação que contou com a presença de empresários como Manuel Arrey, do Grupo Europa, Lívia Guimarães, do Grupo Meio Norte e produtores de frutas e ceras de carnaúba e mel.

O governador Wellington Dias afirmou que há possibilidade de exportação para os Estados Unidos de produtos como soja, mel, cera, artesanato.

“Nós temos para exportar a produção do agronegócio que é a maior parte de nossas exportações e está chegando a 3 milhões de toneladas de grãos. Nós temos soja, milho, algodão e esses estudos que estão fazendo na ferrovia Transnordestina também é possível transportar minério para os Estados Unidos”, declarou Wellington Dias.

“Na viagem que fiz aos Estados Unidos, alguns investidores americanos mostraram interesse em atuar aqui estabelecendo uma ponte para importação e exportação entre o Piauí e os Estados Unidos. Essa reunião foi importante para definirmos um intercâmbio na área do turismo, mineração, produção de energia, destacadamente a eólica, mas também leilões de energia hidrelétrica, gás e petróleo”, explicou o governador.

Dias garantiu que também dará atenção especial ao agronegócio, especialmente essa região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e das cadeias produtivas, como a da carnaúba, mel, além do artesanato, da cachaça e da opala.

Wellington Dias discutiu a implantação do Porto Seco em Teresina e uma base de cargas nos aeroportos de Parnaíba e da Flórida a fim de facilitar a exportação de produtos do Piauí para os Estados Unidos. Ficou acertado na reunião que os dois países criarão uma câmara de interesses, reunindo órgãos do governo e empresários, a fim de dar celeridade às negociações e que, dentro de um prazo de um ano, serão definidas as estratégias para definir quais produtos piauienses terão mais aceitação no mercado externo.

Eduardo Machado falou que o encontro com o Governo do Estado e os empresários do Piauí foi importante para consolidar ações que venham de encontro com os interesses dos empresários piauienses e do mercado norte-americano. “O Piauí tem muitas potencialidades. Daremos suporte para a inserção destes produtos no exterior, com a divulgação na mídia e realização de workshops, a fim de conhecer o interesse do mercado e identificar quais produtos o consumidor norte americano tem mais interesse”, declarou Eduardo Machado, que já foi governador de Tocantins.

Segundo ele, há possibilidade de se criar um infraestrutura aeroportuária para dar vazão aos produtos que serão exportados.

Wellington Dias explicou que, além de ampliar as exportações, também pretende aumentar as importações, através da ampliação do fluxo de turismo.

“Temos aproximadamente 11 áreas de interesse e essa reunião é preparatória, mas haverá outra reunião com investidores no dia 10 de setembro, que é uma reunião de entendimento, para garantir condições de visitas à áreas que eles considerarem de grande interesse”, frisou Dias.

O governador afirmou que exportar a produção do agronegócio que está chegando a três milhões de toneladas de grãos e que com ferrovia Transnordestina também será possível transportar minérios para os Estados Unidos.

Segundo ele, a integração Piauí – Flórida já conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento e das Relações Exteriores.

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail