Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Por causa do óleo, Regina Sousa decreta emergência no Piauí

A governadora em exercício, Regina Sousa (PT) anunciou , na segunda-feira (18) ,que irá decretar situação de emergência no estado em consequência das manchas de óleo no litoral do Piauí e no Delta do Parnaíba, onde o rio Parnaíba desemboca suas águas no Oceano Atlântico.

No sábado, o Movimento dos Percadores e Pescadoras Artesanais do Piauí (MPP-PI) pediu a decretação de estado de emergência, alegando que há risco de vida aos cidadãos que moram ou visitam a região por causa da contaminação causada pelo óleo.

Regina Sousa disse que o decreto vai ser assinado nesta  terça-feira (19), depois que receber o parecer final da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e  documento que solicitou à Capitania dos Portos com o relato da situação das manchas de óleo

"Não é para alarmar ninguém, é uma precaução e exigência do Governo Federal, pois só pode vir ajudar para os pescadores para aqueles que se enquadram no seguro-defeso se fizer o decreto", afirmou Regina Sousa , ao participar de uma reunião do Conselho de Política de Combate à Pobreza, que acontece na Secretaria de Assistência Social (Sasc).

Regina Sousa informou que o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, recomenda aos estados que decretem emergência como forma de agilizar a liberação de recursos. A governadora disse que o estado está participando da força-tarefa fazendo o acompanhamento da situação e a limpeza das praias.

Desde setembro as  manchas de óleo já foram retiradas alcançaram quatro toneladas nas praias piauienses e Delta do Parnaíba.

Das cinco afetadas pelo óleo, três estão impróprias para o banho, as de   Atalaia e Peito de Moça, em Luís Correia, e Pedra do Sal em Parnaíba.

Já são sete áreas do Delta afetadas pelo petróleo cru. Das 70 ilhas e praias do Delta, a Marinha localizou vestígios de óleos nas localidades das Ilhas das Canárias, Poldros, do Caju, nas praias do Pontal, de Caiçaras e Barra das Melancieiras.

Regina Sousa falou que acusaram o derramamento de óleo ser da Venezuela, de navio-fantasma, mas nunca deram uma informação precisa.

"É leite derramado, estamos fazendo a limpeza, verificando tudo e se daqui a duas semanas vem de novo. Nós temos tecnologia, só falta ação. Nesse período até fevereiro se tiver as manchas de óleo o PIB (Produto Interno Bruto)  desse pais pode diminuir mais ainda", acentuou Regina Sousa.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto