Na quarta-feira (13), o IBGE divulgou os números do prognóstico para a safra de grãos do país em 2021, com base nas informações de campo obtidas em dezembro do ano passado. A expectativa é de que a produção de grãos no estado do Piauí em 2021 aumente 9,74% em relação ao ano passado, alcançando um total de 5,4 milhões de toneladas, um crescimento da safra de aproximadamente 478 mil toneladas. A expectativa de crescimento da produção de grãos do Piauí é a segunda maior do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul, no qual a produção deverá ter um incremento de 34,5%.
O prognóstico para a produção de grãos do Brasil neste ano também é positivo, devendo atingir um crescimento da ordem de 2,5% em relação à safra do ano de 2020, chegando a um total de 260,5 milhões de toneladas de grãos, cerca de 6,4 milhões de toneladas a mais.
As informações apresentadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE) são consolidadas através do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado por meio de pesquisas periódicas, segundo o calendário agrícola das culturas, cuja metodologia consiste no levantamento das informações através de reuniões realizadas em todos os municípios e homologada por entidades das áreas pública e privada – instituições financeiras, órgãos de pesquisas, extensão rural, secretarias de agricultura, sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas, associações, produtores – fundamentando todas as informações com subsídios, como pesquisas de campo em consulta aos maiores produtores, especialmente na região dos cerrados.