No Piauí, a soja e o milho se destacam no prognóstico da produção de grãos para 2021. A produção da soja deverá chegar a 2,7 milhões de toneladas de grãos, um aumento de cerca de 11,1%, o que representa 270 mil toneladas a mais do que o obtido na safra de 2020. A produção de milho deverá chegar a 2,4 milhões de toneladas de grãos, um aumento de cerca de 9,4%, o que representa 206 mil toneladas a mais do que o obtido na safra de 2020.
Com menos destaque na participação total da produção de grãos do Piauí, temos o feijão, que deverá apresentar uma produção da ordem de 94 mil toneladas em 2021, um aumento de cerca de 13,5%, o que representa 11 mil toneladas a mais do que no ano anterior. O arroz deverá apresentar uma produção de 98 mil toneladas, uma redução de cerca de 5,2%, o que representa 5 mil toneladas a menos que no ano anterior.
O prognóstico de crescimento da produção piauiense de grãos deve-se a fatores climáticos observados ainda no final do ano passado, com um nível adequado de pluviosidade, que interferiu positivamente no aumento do rendimento médio das diversas culturas do estado.