Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Projeto de Flávio Nogueira exige pneumologistas nas emergência

A atenção a emergências hospitalares constitui um ponto preocupante tanto em hospitais públicos e/ou privados. No Brasil, tem sido observado um significativo aumento do número de casos de doenças pulmonares agudas ou crônicas que podem levar a situações críticas. Fatores como tabagismo, mudanças ambientais provocadas por constantes incêndios ou até mesmo condições insalubres de trabalho podem desencadear esses problemas.

Pensando nisso, o deputado federal Flávio Nogueira (PDT) apresentou Projeto de Lei (PL 5006/20), que estabelece a presença de, pelo menos, um médico pneumologista em atendimentos das emergências em hospitais de médio e grande porte. O parlamentar argumenta que a presença deste profissional ameniza muito o agravante da doença e até mesmo o óbito, em casos mais graves.

 

“Por mais que médicos de outras especialidades sejam preparados, as doenças respiratórias são uma enfermidade predominantemente pneumológica e, como tal, requer a presença do especialista para seu adequado manejo”, afirma o deputado, que é médico pneumologista.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia, anualmente ocorrem cerca de 350.000 internações por asma, constituindo-se na quarta causa de internação hospitalar pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que corresponde a 2,3% do total de internações. Não obstante a essa doença, há também, pneumonias, embolias e traumatismos torácicos - exemplos de situações que acometem desde crianças até idosos e podem apresentar real risco de morte.

Na justificativa do projeto, Flávio Nogueira enfatiza que não se pode descuidar, também, das consequências do surto de Coronavírus: pulmão, rins e outros órgãos podem ficar prejudicados por semanas ou meses após a pessoa se recuperar da fase aguda. Sem contar que, recentemente, foram revelados casos de reinfecção de Covid-19, demandando assim, mais especialistas da área para acompanhamento.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar