mais

Projetos de Dr. Pessoa e Kleber Montezuma para Teresina são opostos

Projetos de Dr. Pessoa e de Kleber Montezuma para Teresina são absolutamente diferentes

Os projetos e planos de governo dos candidatos que se enfrentam neste domingo (29), Dr. Pessoa (MDB), e Kleber Montezuma (PSDB), são como água e vinho, não se misturam, o que talvez facilite a vidas dos eleitores teresinenses, que vão às urnas das 7h às 17h.

O Programa de Governo de Dr. Pessoa se organiza em cinco eixos de trabalho: Eixo Mobilidade, Eixo Segurança e Saúde, Eixo Educação, Eixo Economia e Eixo Meio Ambiente e Governo. 

Dr. Pessoa apresenta em seu plano propostas de obras de mobilidade urbana, como novos viadutos e terminais de ônibus. 

Na área da saúde, o candidato promete fortalecer mecanismos de assistência social e prevenção, e proteção a população mais vulnerável. Na segurança, promete criar a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, integrando Guarda Municipal, Strans e Defesa Civil.

Para a educação, promete ampliar escolas de tempo integral. Na economia, o candidato promete  em avançar em projetos de parcerias público-privadas e em ampliar a atuação do Banco Popular, para investir em pequenos produtores e empreendedores

"Vamos assegurar dignidade as famílias, promovendo a regularização fundiária nas moradias já existentes, em parceria com os demais entes federados, em especial, o ente estadual na figura do Tribunal de Justiça do Piauí para desburocratizar os encaminhamentos cartoriais. Vamos monitorar as áreas que correm riscos estruturais e sanitários sérios para dialogar e adequar esses espaços de moradia”, declarou Dr. Pessoa.

Ele prometeu isenção de tributos como uma política importante e utilizada com frequências pelos estados e municípios para atrair empresas, que possibilitam a geração de emprego e renda com seus investimentos. 

"Porém, os tributos, especialmente Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto Sobre Serviços (ISS), são a base das receitas dos estados e municípios, e são elas que mantêm os serviços básicos, como saúde, educação, segurança pública e investimentos em obras e serviços”, declarou Dr. Pessoa.

O candidato do MDB à Prefeitura de Teresina prometeu  ampliar o sistema de coleta seletiva, além incentivar as organizações de catadores existentes e estimular a instalação de recicladoras; ajustar a periodicidade da coleta domiciliar.

O candidato do MDB à Prefeitura de Teresina disse que disponibilizar equipes volantes para realização de atendimento assistencial a grupos em situação de vulnerabilidade social, sobretudo moradores de rua, de assentamentos irregulares e ocupações. Com o programa “Teresina Acolhedora”, será contemplado também a realização de parceria com a Defensoria Pública para atendimento jurídico à população de baixa renda nas unidades móveis de Cidadania. 

“A assistência social do município sofre pela falta de recursos regulares para realização de suas ações em virtude, principalmente, da ausência de uma política pública de promoção contínua e permanente que assegure o planejamento anual da pasta, como acontece na educação e saúde. Falta sensibilidade da atual gestão para amparar e fortalecer essa área”, explica Dr. Pessoa. 

O candidato recorda ainda a recente interdição provisória do abrigo de idosos Vila do Ancião em Teresina, o local acomodava mais de 30 idosos. 

“O Ministério Público e a Defensoria disseram que lá não tem condições dos idosos ficarem, não tem estrutura para que eles vivam com higiene e segurança. É uma vergonha ver isso acontecer e o poder público fechar os olhos”, falou Dr. Pessoa. 

Dr. Pessoa disse que tem  propostas para amparar  a terceira idade. .

“Nós vamos potencializar políticas públicas para os idosos, através da multiplicação de grupos de convivência e ações de inclusão e participação do idoso na sociedade e em suas atividades. Vamos desenvolver projetos específicos em parceria com o Terceiro Setor, a iniciativa privada e a sociedade civil, garantindo alternativas de moradia para pessoas idosas sem proteção familiar, dentre outas políticas”, disse o emedebista.

O Plano de Governo de Kleber Montezuma se divide em oito estratégias, voltadas para áreas como educação, saúde, assistência social e segurança. 

Para a área de saúde, uma das propostas de Kleber Montezuma  é a criação do Hospital da Mulher e a expansão de ações de prevenção em saúde reforçando a Estratégia Saúde da Família. 

Para a segurança, Kleber Montezuma  pretende criar a Secretaria Municipal de Segurança, e ampliar a Guarda Municipal.

Para a educação, ele quer alcançar a meta de do Plano Municipal de Educação de 50% das de 0 a 3 anos matriculadas em creches, e ampliar a oferta de vagas nas unidades da capital. Entre as propostas para a economia, estão a criação de programas específicos de crédito para incentivo de ações no turismo, artesanato e obras públicas. 

Kleber Montezuma prometeu a inserção do sistema de transporte rural ao Sistema  Inthegra, de ônibus urbanos.

"Faltam ônibus na chamada linha alimentadora, que leva os passageiros do bairro até os terminais. Vamos resolver isso, colocando mais ônibus novos para transportar os teresinenses que precisam se locomover. Tem horas que é preciso construir pontes, viadutos ou rebaixar pistas, para encurtar distâncias, e isso vamos fazer, mas há momentos em que também é preciso cuidar das calçadas, para que o pedestre possa andar com segurança e conforto. Em outros é preciso disciplinar o tráfego, para que seja seguro a todos, bem como ampliar o transporte público e expandir a quantidade de ciclovias espalhadas pela nossa cidade, falou Kleber Montezuma.

Kleber Montezuma prometeu a instalação de sistemas de geração de energia solar na zona rural, para abastecer a agricultura familiar.

"Quando se trata de integração de terra, a decisão é da justiça”, adiantou sobre regularização fundiária.

"Vamos implantar mais espaços públicos que irão melhorar a qualidade de vida da nossa população, o meio ambiente e a autoestima da nossa cidade”, adiantou Kleber Montezuma.

Ele prometeu investir  no Banco Popular de Teresina R$ 10 milhões para atender ao micro e pequeno empreendedor.

Kleber Montezuma disse que busca o diálogo com vários setores da sociedade.  

O candidato tucano disse que se reuniu com lideranças empresariais no Sindicato dos Lojistas do Comércio de Teresina (SINDILOJAS). Em conversa com os lojistas, ele negou que tenha a intenção de fechar o comércio caso ocorra uma segundo onda do coronavírus. 

"Depois que se formou esse blocão do PT em torno do nosso adversário, vários segmentos da sociedade tem nos procurado para conversar e ouvir nossas propostas. Já estivemos com representantes do setor industrial, lojistas da região do Dirceu, comerciantes da região da Rui Barbosa e agora estamos reunidos com o SINDILOJAS, dando a nossa visão de cidade e o que iremos fazer", disse Kleber Montezuma.

Montezuma lembrou aos empresários que a capital, assim como o restante do país, ainda irá conviver com os problemas provocados pelo novo coronavírus em 2021. 

Apesar disso, o postulante ao Palácio da Cidade descartou ações mais severas para o controle da doença, como a decretação de lockdown.

"Se eu for o prefeito, mesmo que aconteça uma segunda onda do vírus não fecharemos a cidade. É claro que iremos ouvir as recomendações das autoridades sanitárias, mas as decisões serão tomadas em diálogo, com a classe empresarial e com a cidade", garantiu o candidato a prefeito pelo PSDB.

Kleber Montezuma ainda enfatizou pontos do seu plano de governo voltados para o setor produtivo da capital piauiense. 

"Vamos destravar processos e criar um ambiente de negócios favorável aqueles que querem abrir seu primeiro negócio ou tirar sua empresa do papel, pois isso gera emprego e renda aos teresinenses", disse Kleber Montezuma.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail