Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Protegidos pelo Exército, 27 médicos cubanos chegam para trabalhar no Piauí

Protegidos pelo Exército, 27 médicos cubanos chegam para trabalhar no Piauí

Era madrugada quando os 27 médicos cubanos chegaram no Aeroporto de Teresina Petrônio Portella, protegidos pelo Exército e foram transferidos, em seguida, do avião da FAB (Força Aérea Brasileira), vindo de Brasília, diretamente para um ônibus fretado, que ficou na pista e os levou para o hotel no bairro Redenção, na zona sul da capital piauiense, onde ficarão por uma semana, até iram para os 16 municípios do interior do estado.

Os médicos cubanos foram recebidos por secretários municipais de saúde de cidades do interior do Piauí e funcionários do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Piauí. Os primeiros 17 médicos cubanos que chegaram no Piauí, em setembro, saíram pelo desembarque do aeroporto de Teresina e não tinham proteção do Exército.

Eles irão trabalhar nos municípios de Barras, Corrente, Cocal, Paulistana, Pio IX, União, José de Freitas, Esperantina, Miguel Alves, Luzilândia, Oeiras, Parnaíba, Pedro II, São João do Piauí, São Miguel do Tapuio e Luís Correia.

A secretária municipal de Saúde do município de Beneditinos (100 km de Teresina) e da diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosemes), Leopoldina Cipriano, afirmou que as prefeituras piauienses estão disputando os médicos cubanos para as equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) porque fazem atenção básica e recuperação o conceito original do Sistema Único de Saúde).

?Os primeiros médicos cubanos que vieram ao Piauí já mostraram para que vieram, estão prestando serviços à comunidade, fazendo o SUS como deve ser o SUS, atendendo as pessoas e as famílias todos os dias da semana, sem restrições, fazendo visitas à casa da gestante no dia seguinte que teve o filho. Estão mostrando aos brasileiros om que é atenção básica e como deve ser o SUS, que é um modelo copiado do modelo cubano. Eles estão ensinando como fazer o SUS?, afirmou Leopoldina Cipriano.

O assessor de eventos do Ministério da Saúde, Carlos Almeida, disse que no sábado eram para 25 médicos irem para o Piauí, mas a equipe terminou ficando em 27 médicos. Segundo ele, no dia 14 de janeiro o Piauí vai receber mais médicos cubanos.

?A experiência da vinda dos médicos tem sido muita positiva. A convivência com a população tem sido muito boa porque estão trabalhando em alguns locais, onde há sete anos não tinha médicos?, declarou Carlos Almeida.

Os médicos ficarão uma semana em Teresina para assistir palestras sobre a saúde no Piauí.

A médica cubana Elza Duany Frometa, com mestrado em clínica médica, afirmou que os médicos cubanos vão ajudar aos brasileiros onde é necessário. Ela já trabalhou em atenção básica na Venezuela.

?O nosso trabalho é na atenção básica. Vamos trabalhar com crianças, com as famílias nas mais diferentes doenças. Vamos ter muito trabalho e ter muita dedicação?, afirmou Elza Duany.

O médico cubano Eliezer Lescaille Toledano afirmou que sua expectativa é trabalhar muito e ajudar o povo brasileiro.

?Nós não temos problemas com a reação contra a nossa vinda porque os médicos cubanos têm trabalhado em vários países do mundo e agora vamos cuidar da atenção básica, atendendo mulheres grávidas, seus filhos e idosos?, disse Eliezer Lescaille, que trabalhou em Zimbabwe, na África, e na Venzuela.

A médica cubana Elisa Fuentes Perez espera que o população brasileira os aceite porque estão deixando em Cuba, suas famílias e filhos em Cuba.

?Espero que a população brasileira nos aceite porque estamos aqui para trabalhar com muito carinho. Deixamos nossas famílias, nossos filhos e sentimos muito saudade deles. Esperamos que o nosso trabalho possa reduzir os indicadores de saúde negativos no Brasil?, declarou Elisa Fuentes, que já trabalhou na Colômbia.
















Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar