mais

Renault Zoe é escolhido como o 1° carro elétrico a circular em Teresina

Teresina será a primeira capital do país que, por meio de parceria com a distribuidora de energia, receberá um veículo elétrico.

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) e a Equatorial Piauí, assinaram um convênio para viabilidade de um projeto sobre mobilidade elétrica para a capital. Teresina será a primeira capital do país que, por meio de parceria com a distribuidora de energia, receberá um veículo elétrico para auxiliar na ronda policial e dez bicicletas elétricas para lazer da população no Parque da Cidadania.

O autómovel Renault Zoe foi escolhido pela Equatorial Energia Piauí para ser o primeiro carro elétrico a circular em Teresina.

O presidente da Equatorial Piauí, Maurício Velloso, entregou, na manhã desta quarta-feira (26), no Palácio da Cidade, ao prefeito Dr. Pessoa (MDB), um autómovel Renault Zoe elétrico, dez bicicletas elétricas, e assinou convênio para instalar no Parque da Cidadania, no Centro de Teresina, uma estação de carregamento elétrico de veículos, com duas vagas, e de um posto de carregamento de bicicletas elétricas.

Automóvel Renault Zoe foi escolhido pela Equatorial Piauí para ser o primeiro carro elétrico a circular em Teresina - Foto: ReproduçãoAutomóvel Renault Zoe foi escolhido pela Equatorial Piauí para ser o primeiro carro elétrico a circular em Teresina - Foto: Reprodução

O engenheiro de Estudos e Planejamento do Grupo Equatorial Piauí, Lucas Pinheiro, disse que  a Renault é a indústria de veículo que mais está investindo em carros elétricos. "A Renault entrou muito forte no mercado de mobilidade elétrica e está trazendo o Renault Zoe para o mercado brasileiro. A Renault ofereceu as melhores condições de preço e de atendimento, trazendo os técnicos de manutenção e de revisão para Teresina, evitando assim a necessidade de levar o carro para outro estado", declarou Lucas Pinheiro.

“Estamos muito felizes com essa parceria com a Equatorial. Nunca se pensou tanto no meio ambiente; nunca se pensou tanto em desenvolvimento sustentável e energia limpa. Ter essa tecnologia a disposição da nossa população é uma conquista muito grande. Estamos diante do futuro que hoje se torna realidade”, comemorou a secretária Elisabeth Sá.

"Olhar para o futuro com responsabilidade é pensar na sustentabilidade. Vemos muitas ideias sendo discutidas em relação às energias renováveis, mas aqui estamos recebendo algo palpável, de inovação para a capital do Estado do Piauí. Agradecemos profundamente por esse embrião, uma ação implantada pela Equatorial Piauí e recebida com muito entusiasmo pela prefeitura”, destacou o prefeito Dr. Pessoa.

Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, destaca que é preciso se pensar na sustentabilidade - Foto: Rômulo PiauilinoPrefeito de Teresina, Dr. Pessoa, destaca que é preciso se pensar na sustentabilidade - Foto: Rômulo Piauilino

A estação de carregamento também ficará disponível para alimentação de veículos elétricos da população que visite o local. “A iniciativa faz parte do nosso programa de eficiência energética, bem como da política de sustentabilidade do Grupo Equatorial. Por meio do projeto, pretendemos promover o uso sustentável da energia associado aos meios de transporte, incentivar a redução de impactos ambientais causados pelos combustíveis fósseis e fomentar a qualidade de vida da comunidade, através do uso dos equipamentos disponibilizados para o lazer”, afirma Maurício Velloso, presidente da Equatorial Piauí.

O projeto de mobilidade elétrica conveniado entre iniciativa privada e poder público faz parte de um programa de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que busca desenvolver, testar e implementar um sistema de recarga rápida nacional capaz de abastecer bicicletas e veículos elétricos, em uma mesma estação, com possibilidade futura de aplicação V2G (Vehicle to Grid), além de desenvolver modelo de bicicleta elétrica nacional para aplicação V2G.

Maurício Velloso, presidente da Equatorial Piauí, destaca projeto de mobilidade elétrica - Foto: Rômulo PiauilinoMaurício Velloso, presidente da Equatorial Piauí, destaca projeto de mobilidade elétrica - Foto: Rômulo Piauilino

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail