Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Seca no semiárido no Piauí vai piorar até 2015, diz Dalton

Seca no semiárido no Piauí vai piorar até 2015, diz Dalton

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, informou aos deputados federais e senadores, reunidos no auditório da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), informou que a seca no semiárido do Piauí vai se prolongar, de forma ininterrupta, até o ano de 2015.

Ele declarou que os meteorologistas e estudos climáticos apontam para a continuidade da seca até 2015 e para a manutenção do fenômeno El Nino, o aquecimento das águas do Pacífico.

?O principal ponto dessa reunião foi como se somar esforços para criar um projeto estruturante para resolverem definitivo o problema da seca no semiárido do Piauí. Nós tivemos a possibilidade de apresentar a proposta da integração das bacias, a Adutora do Sertão, que vai captar água da Barragem de Sobradinho, integrando a Bacia do São Francisco às bacias dos rios Canindé e Piauí,que é a grande bacia do semiárido piauiense, através de canais, que integram as barragens do nosso semiárido?, falou Dalton Macambira.

Segundo ele, a seca no semiárido do Piauí continuará até 2015.

?Vamos ter uma seca mais prolongada, um período de chuvas é menos prolongado do que o ano anterior. Nós vamos ter menos chuvas do que o ano anterior até o ano de 2015.Isso tem a ver com os estudos meteorológicos. Os meteorologistas estão prevendo isso por causa do El Nino, que está se intensificando. Até 2015, nós vamos ter chuvas em menor quantidade do que nos anos anteriores?, falou.

A bancada do Piauí no Congresso Nacional, coordenada pelo senador João Vicente Claudino (PTB), está reunida na sede da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), em Teresina, para discutir soluções para a seca, que atinge 2,1 milhões de piauienses em 198 dos 224 municípios piauienses.

Se reuniram na Funasa, os senadores João Vicente e Wellington Dias, os deputados federais, Assis Carvalho, Jesus Rodrigues, Júlio César Lima, Iracema Portela, Francisco Paes Landim e Osmar Júnior.

Os senadores e deputados federais piauienses discutiram os problemas da seca com os diretores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), da Funasa, da CPRM (Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais ) e outros órgãos.

O senador João Vicente Claudino disse que a reunião com a bancada do Piauí, em Teresina,foi importante para unificar as ações.

?São entidades importantes, cada uma tem uma ação importante e nós temos que fazer com que a bancada defina suas prioridades para que possamos ajudar, parte com emendas de bancada, parte alocando recursos da União. Temos essa preocupação maior com a água e com a gestão dos recursos hídricos, da segurança hídrica do Piauí seja um ponto importante de direcionamento da bancada?, falou o senador João Vicente Claudino.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar