Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Secretário de Segurança Pública afasta policiais acusados de agredir advogado

Secretário de Segurança Pública afasta policiais acusados de agredir advogado

Atendendo solicitação feita pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, durante reunião ocorrida na tarde de quarta-feira (24) , o secretário de Segurança Pública do Piauí, Robert Rios, determinou o afastamento imediato dos policiais civis acusados de agredir o advogado Milton Lustosa Nogueira de Araújo Filho, assim como a abertura de processo disciplinar administrativo. Dois policiais envolvidos no caso foram identificados como Valter e Valdek, que, segundo a vítima, já respondem a processos semelhantes.

O secretário descreveu o ato como ?um crime de tortura?, praticado dentro de um Distrito Policial. Segundo ele, ações como essa são inadmissíveis, principalmente por parte de policiais. ?Vamos fazer tudo o que for possível para punir os culpados. O delegado Carlos César foi designado especialmente para comandar o caso, que também será acompanhado pela OAB-PI e pelo Ministério Público Estadual?, disse Robert.

O presidente da OAB do Piauí , Sigifroi Moreno, requereu à Secretaria a prisão preventiva dos acusados, por se tratar de um crime de tortura. ?São flagrantes os sinais das lesões injustificadas e criminosas. O ato e o fato denotam que essa é uma prática comum desses policiais?, afirma Moreno.

De acordo com Lúcio Tadeu, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, a ação dos policiais foi desproporcional. ?Houve, sem dúvida, excesso na reação dos policiais. O ato foi tão violento que alguns policias tiveram que insurgir sobre os próprios colegas, tentando interromper as agressões que continuaram no 12° DP?, explica Lúcio.

O advogado esclarece que a integridade do indivíduo deve ser respeitada, independente da situação. A OAB/PI vai entrar ainda com representação na Delegacia Geral, na Corregedora da Polícia Civil e no Ministério Público a fim de que os excessos sejam apurados e de que sejam aberto inquérito policial contra os acusados, além do acompanhamento de um promotor.

O fato ocorreu na tarde de ontem quando o advogado Milton Lustosa estava almoçando em um restaurante, na zona leste da cidade. Segundo Milton, seu carro estava estacionado em frente a uma loja quando um dos donos pediu para que o veículo fosse retirado da frente do estabelecimento. "Eu falei para esse homem que iria tirar o carro em apenas alguns minutos, pois ainda estava almoçando. Pouco tempo depois voltaram dois homens já com tom alterado e ameaçador e falando para estacionar meu carro em outro lugar?, afirma.

Milton disse, ainda, que, aconselhado pelos seguranças do restaurante, retirou o seu carro e retornou para continuar o almoço. ?Após estacionar o carro em outro lugar, uma mulher, também dona da loja, começou a me ofender com palavras de baixo calão e disse que ia quebrar meu carro?, disse.

Quando o advogado atravessava a Avenida Nossa Senhora de Fátima em direção ao restaurante, quatro policiais, que não se identificaram, foram em sua direção e começaram a agredi-lo. Milton protegeu-se e chegou a revidar alguns golpes. ?Os policias bateram nas minhas costas e testículos. Tiraram meu cinto e prenderam minhas mãos. Estou com queimaduras de segundo porque eles pressionaram meu corpo contra o asfalto quente e um deles ainda me asfixiou?, declara.

Conduzido pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, o advogado registrou depoimento na manhã desta quarta-feira (24) na Delegacia Geral da Polícia Civil. A delegada Carla Caldas Fontenele Brizzi encaminhou o depoimento ao delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, para apuração dos fatos. ?O delegado geral irá ouvir as partes envolvidas e apurar os fatos para que sejam tomadas as medidas cabíveis?, informou a delegada.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar