Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Sesapi compra mais de 200 mil testes para detecção do coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, na sexta-feira (4), a compra de 202.682 testes rápidos para detectar a presença do coronavírus. Os testes serão entregues para os hospitais da Rede Estadual de Saúde e para o Programa Busca Ativa. 

“Vamos entregar 144 mil para o Busca Ativa e 58.682 serão distribuídos nos hospitais. Estamos incrementando ainda mais nossa rede de combate a pandemia, oferecendo testes, para que possamos diagnosticar e tratar nossa população”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

Além da compra destes 200 mil testes, a Sesapi também abriu um processo licitatório, na modalidade pregão eletrônico, para aquisição de 1.577.879 milhão de testes rápidos, que serão fornecidos de acordo com a demanda. 

O  secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto com comissão da Sesapi sobre compra de novos testes

“Estamos nos programando para que até o surgimento da vacina e o fim da pandemia tenhamos testagem. Por isso abrimos esse registro de preços, por meio do qual vamos realizar as compras de acordo com a necessidade da nossa rede de saúde. Tudo isso objetivando o controle da doença”, lembra o gestor. 

O estado do Piauí é o segundo do Brasil a testar a população, segundo a PNAD Covid-19, divulgada, pelo IBGE, 19,4% dos piauienses realizaram algum teste de diagnóstico da doença. Somente o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) já contabilizou 103.918 exames RT-PCR. Também já foram feitos 312.103 mil testes rápidos. 

“Esses números devemos ao trabalho de excelência que vem sendo executado pelo Programa Busca Ativa e pelo Lacen. Estamos buscando sempre termos o conhecimento do nosso índice de transmissibilidade, a garantia dos serviços de saúde, testando nossos profissionais e a população”, lembra Florentino Neto. 

A Organização Mundial da Saúde afirmou que a realização de testes é uma das estratégias mais eficientes para se combater o contágio do coronavírus. E ações como as do Programa Busca Ativa, que testa as pessoas que moram com casos confirmados da Covid-19, tem tido êxito no controle da transmissão da doença no Piauí.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar