Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Shoppings, bares e restaurantes serão reabertos em agosto no Piauí

O governador Wellington Dias (PT), divulgou na tarde desta sexta-feira (17), uma nota técnica com o cronograma da retomada das atividades econômicas e sociais do Piauí, acordada pelo Governo do Estado e Prefeitura de Teresina, após quatro meses de isolamento social, para a capital e interior do Piauí.

Pelo cronograma definido pelo Governo do Estado e Prefeitura de Teresina, shoppings serão abertos no dia 3 de agosto, bares e restaurantes, inclusive os das praças de alimentação dos shoppings, dia 17 de agosto com cardápios virtuais e escolas no dia 22 de setembro. Nos shoppings, serão permitidos atividades administrativas e comerciais, exceto atividades de educação, de lazer e esportes – cinemas, academias, escolas, playground, serviços de alimentação e bebidas (permitidos apenas delivery e drive thru).

CONFIRA AQUI O CRONOGRAMA NA ÍNTEGRA

As atividades relacionadas à cultura e arte serão retomadas somente a partir do dia 08 de setembro, com cinemas, teatros, casas de espetáculos, inclusive em shopping centers. Outro ponto importante são as do segmento relacionadas ao lazer e patrimônios ambientais, como parques, praias, balneários, museus, bibliotecas, zoológicos, inclusive em shopping centers, que também voltarão no mesmo período.

Atividades relacionadas à cultura retornam em setembro (Victor Melo)

Finalmente um consenso. Após reunião com empresários, o governo do estado decidiu autorizar a reabertura de bares e restaurantes no dia 17 de agosto. A retomada das atividades desse setor dependerá também dos indicadores epidemiológicos. 

Os empresários de bares e restaurantes chegaram a ameaçar uma ação judicial, devido a indefinição entre o governo do estado e a prefeitura de Teresina. Houve acordo com a presença dos secretários Antônio Neto (Planejamento) e Francisco Canindé ( Finanças). 

Os estabelecimentos estão fechados há mais de 90 dias devido a pandemia da Covid-19.  Antônio Neto afirmou  que o protocolo específico de reabertura dessas atividades está em processo de conclusão e será publicado na próxima semana. 

Dentre as medidas de prevenção ao novo coronavírus está o respeito ao distanciamento de dois metros entre as mesas. Além disso, os empresários deverão disponibilizar álcool em gel e lavatórios de mãos aos clientes na entrada dos estabelecimentos.  Os bares e restaurantes vão retornar com uma série de novidades, como cardápios digitais possibilitando o pedido por meio de código de barra, o QR Code. 

Bares e restaurantes retornaram com novidades (Reprodução)

Antônio Neto garantiu que houve um alinhamento de calendário de retomada das atividades entre o governo e a prefeitura de Teresina. Ele reforça que a reabertura depende dos dados sobre a transmissão do vírus no estado e a ocupação de leitos de UTIs. Natália Macário, diretora executiva da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, informou que ficou acordada a data do dia 17 de agosto. "Faremos nova reunião ainda em agosto, estamos preparando a reabertura, mas precisamos da publicação do decreto", afirmou  Natália Macário.  


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar