mais

Strans notifica 27 ônibus com excesso de passageiros na segunda-feira

Strans notifica 27 ônibus com excesso de passageiros

Um total de 27 ônibus do serviço de transporte público de Teresina foram notificados na segunda-feira, 31, por descumprirem o decreto 20.027, que determina a circulação apenas de passageiros sentados e o uso de máscara. As notificações foram feitas durante fiscalização realizada por equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e da Guarda Civil em quatro pontos da cidade, entre 6h e 8h30, horário de grande movimentação de usuários.

As equipes de fiscalização estiveram nos quatro corredores onde mais circulam linhas que fazem ligações entre zonas da cidade. As equipes se dividiram entre a Estação Universal, na Avenida João XXIII; Estação Justiça Federal, na Avenida Miguel Rosa; Estação Tabuleta, na Avenida Barão de Gurgueia e no abrigo de passageiros do Instituto de Educação Antonino Freire, na Rui Barbosa. 

Strans notifica 27 ônibus com excesso de passageiros Strans notifica 27 ônibus com excesso de passageiros 

O trabalho de vistoria das linhas será feito de forma permanente, de segunda a sexta-feira, entre 6h e 8h30 da manhã, sempre no horário de pico. Os pontos das vistorias podem variar conforme as determinações da Diretoria de Transportes Públicos da Strans.

O gerente de fiscalização da Strans, Pedro Moura, explica que os fiscais são responsáveis por registrar as linhas que apresentam irregularidades. “Ao verificarmos alguma irregularidade, fotografamos a parte frontal do veículo e registramos a linha e o número do ônibus em nosso relatório. Tudo é repassado para a Diretoria de Transportes Públicos, responsável por notificar a empresa que está atuando irregularmente”, esclarece Moura. 

Strans notifica 27 ônibus com excesso de passageiros Strans notifica 27 ônibus com excesso de passageiros 

O coronel John Feitosa, comandante da Guarda Civil Municipal de Teresina, pontua que o trabalho da Guarda tem sido um reforço para o trabalho dos fiscais, que muitas vezes lidam com resistência dos operadores e passageiros durante as paradas. “A Guarda está nesse trabalho para auxiliar, principalmente durante as abordagens. Durante a fiscalização, estamos observando se as pessoas estão sendo transportadas com a segurança necessária do ponto de vista daquilo que está previsto no decreto e se o ônibus não apresenta a lotação acima da permitida”, reforça. 

A aposentada Alice Vieira, 63, estava aguardando um ônibus para ir até o Centro da cidade e disse concordar com as ações de fiscalização. “Faço parte do grupo de risco e sou usuária do transporte público, quero me deslocar com segurança. É importante que a população também faça sua parte e colabore com as determinações. Muita gente tem se deslocado sem necessidade”, disse.

A Guarda Municipal também está acompanhando os trabalhos de fiscalização. O comandante da Guarda, Coronel John Feitosa, explica que, durante a fiscalização, estão sendo observado se as pessoas estão sendo transportadas de acordo com o que prevê o decreto.


Strans notifica 27 ônibus com excesso de passageiros Strans notifica 27 ônibus com excesso de passageiros 

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail