Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Transparência quanto à Covid-19 no Piauí sai de "regular" para "bom"

O Piauí avançou no Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, segundo novo levantamento da Transparência Internacional – Brasil, divulgado nessa segunda-feira (29). Um mês após o lançamento, o nível de transparência sobre contratações emergenciais no enfrentamento à pandemia do Piauí saiu de regular para bom.

O Piauí teve alta de 15 pontos ante a primeira avaliação ocorrida no mês de maio e agora soma 68,3 pontos. Seu nível de transparência deixou de ser classificado como “regular” e passou a “bom”.

A gerente de Transparência e Controle Social da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Cristiana Maia, elencou as mudanças realizadas que possibilitaram a elevação no índice.

“Melhoramos a divulgação com o destaque das contratações no portal oficial do governo; melhoramos também os dados publicados em formato aberto com a possibilidade de download das informações disponibilizadas e a divulgação na página Covid do link do e-OUV, o sistema de Ouvidorias. Foram medidas que facilitam ao cidadão acompanhar os gastos públicos relacionados à pandemia e acesso à Ouvidoria do Governo, um canal que se mostra fundamental para manifestações dos cidadãos”, destaca Cristiana Maia.

Transparência com a Covid-19 no Piauí tem 68,3 pontos em ranking 

Para o gerente de Tecnologia da Informação da CGE, Alan Viana, o Portal da Transparência é uma ferramenta essencial para o controle social, onde a população pode verificar em que são efetuadas as despesas do governo. “Por conta do novo coronavírus, ocorreu uma alta necessidade de demonstração dos gastos voltados ao seu enfrentamento. A CGE tem melhorado constantemente o Portal da Transparência do Estado, o que refletiu na melhoria da nossa avaliação. Nós estamos focados em atender todos os critérios que visem a melhorar as informações disponíveis ao cidadão”, considerou Viana.

O ranking da Transparência Internacional

A escala do ranking vai de zero a 100 pontos, na qual zero (péssimo) significa que o ente é avaliado como totalmente opaco e 100 (ótimo) indica que oferece alto grau de transparência.

A lei federal nº 13.979/2020, que regulamentou as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia, estabeleceu requisitos específicos de transparência para as chamadas contratações emergenciais.

Na construção desse ranking, a Transparência Internacional foi ainda mais criteriosa e fixou parâmetros mais elevados para avaliar em que medida essa divulgação de informações ocorre de forma clara, fácil e acessível.

Esses parâmetros se baseiam-se nas Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19 elaboradas pela Transparência Internacional – Brasil e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar