Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

W. Dias vai renovar decreto de isolamento social nesta segunda-feira

O governador Wellington Dias vai renovar decreto de isolamento social nesta segunda-feira (22), mas vai ainda decidir se vai mudar ou não formato das restrições para reveter o aumento de casos confirmados e de mortes pela Covid-19, afirmou o coordenador de Comunicação Social do Governo do Estado, jornalista Alisson Bacelar.

Ele falou que o novo decreto do governador Wellington Dias, a ser assinado nesta segunda-feira,  ainda não prevê a retomada das atividades econômicas e sociais porque ainda está ocorrendo o aumento de casos e mortes por Covid-19.

Reprodução

Na noite de  sábado o  Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), informou que o Piauí tinha 14.264 casos confirmados e 485 mortes.

Há uma grande expectativa que com o aumento dos casos e das mortes por Covid-19 e o fato do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), ter sido testado positivo para coronavírus,  o governador Wellington Dias venha a assinar decreto de lockdown em todo o Estado.

Firmino Filho fez a proposta para o governador Wellington Dias decretar lockdown por dez dias e, depois deste período,  as atividades econômicas e sociais serem retomadas de forma segura e mais ampla.

"O governador Wellington Dias tem conversado com o prefeito Firmino Filho,  mas não tem nenhum decisão tomada. A decisão vai ser tomada nesta segunda-feira feira, em reunião com o COE ( Comitê de Operações Emergenciais para a Covid-19)",  afirmou o coordenador Alisson Bacelar.

Ele informou que o governador Wellington Dias se reuniu no domingo com o secretário estadual de Planejamento, Antônio Neto,  e com a equipe de médicos da Secretaria Estadual de Saúde para avaliar a situação de cada região em número de casos e de transmissibilidade , destacando que o índice de transmissibilidade no município de Parnaíba cresceu três vezes.

O Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de sábado mostrou que Parnaíba (345 km de Teresina) tem 1.478 casos confirmados de coronavírus e 33 mortes pela doença. 

"Quando um prefeito decreta a reabertura do comércio, quando revoga a decisão,  o isolamento social nunca fica do mesmo jeito. Muitos estabelecimentos comerciais abrem de forma clandestina", declarou Alisson Bacelar. 

Alisson Bacelar declarou que o aumento de morte por Covid-19 no Piauí é proporcional ao atual aumento de casos de coronavírus, mas o índice de letalidade,  de 3%, um dos menores do país, continua o mesmo desde os primeiros óbitos pela doença no estado.

Ele relaciona o aumento de casos e mortes por Covid-19 no Piauí à queda  dos índices de isolamento social no estado.

"Há uma proporção.  Quanto menor o índice de isolamento social,  maior o número de casos de Covid-19 e nós temos índices cada vez menores de isolamento social", afirmou Alisson Bacelar.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar