Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Efrém Ribeiro

Washington Bonfim diz que é grande responsabilidade disputar a PMT

Com nome lançado como pré-candidato à Prefeitura de Teresina pelo senador e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, que o considera com o perfil ideal para o cargo, o cientista político e professor universitário Washington Bonfim, disse que a possibilidade é de grande responsabilidade pessoal porque a cidade tem um histórico de grandes prefeitos que administraram Teresina e, por isso, precisa ser pensada.

“No caso da possibilidade de disputar a Prefeitura de Teresina, eu vejo isso como uma possibilidade. Para cargos majoritários, na realidade, a gente não é candidato de si próprio mas candidato de um conjunto de forças políticas, que está interessado em realizar e servir ao povo. Essas são as características das últimas e de todas as administrações tanto de nossa cidade nos últimos tempos, seja pelas mãos de Wall Ferraz, de Heráclito Fortes, de Sílvio Mendes e do prefeito Firmino Filho, Francisco Gerardo e o senador Elmano Férrer. Todos eles deram sua contribuição para a cidade. Ser mencionado como eventual candidato é uma responsabilidade e algo que precisa ser pensado diante da dimensão que a tarefa tem e o esforço que o cargo exige face a esse histórico de bons prefeitos de nossa cidade, que eu acabei de citar. Se você comparar com outras cidades, Teresina tem um histórico de grandes prefeitos que serviram em administrações diferentes, em tempos diferentes, mas todos eles mantiveram a cidade numa crescente. Isso é algo que precisa ser levado em conta porque a pessoa que vier ser mencionada como candidato à Prefeitura da cidade”, afirmou Washington Bonfim.

Crédito: Efrém Ribeiro

Meio Norte – Como o senhor avalia a declaração do senador Ciro Nogueira de que o perfil do candidato à Prefeitura de Teresina tem nome e sobrenome : Washington Bonfim ?

Washington Bonfim – O senador Ciro tem sido uma pessoa generosa com a minha pessoa. Em mais de uma oportunidade, ele me indicou para cargos federais. Certa feita para a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba), ainda no governo Dilma (Rousseff) e, mais recentemente, no governo de (Michel) Temer para a Secretaria Executiva do Ministério das Cidades, e, por razões distintas, eu não pude aceitar. Tenho por ele um enorme carinho e vejo a manifestação como uma responsabilidade pessoal. Ele é um homem experiente, um homem que conhece a administração pública, conhece a política brasileira e se ele menciona algo, diz algo assim, é preciso que seja levado em consideração. Não apenas do ponto de vista político mas também do ponto de vista pessoal pelas qualidades de líder que ele tem, um senador eleito duas vezes e presidente de um dos principais partidos do país.

Meio Norte - Como o senhor analisa a possibilidade de disputar a Prefeitura de Teresina?

Washington Bonfim -No caso da possibilidade de disputar a Prefeitura de Teresina, eu vejo isso como uma possibilidade. Para cargos majoritários, na realidade, a gente não é candidato de si próprio mas candidato de um conjunto de forças políticas, que está interessado em realizar e servir ao povo. Essas são as características das últimas e de todas as administrações tanto de nossa cidade nos últimos tempos, seja pelas mãos de Wall Ferraz, de Heráclito Fortes, de Sílvio Mendes e do prefeito Firmino Filho, Francisco Gerardo e o senador Elmano Férrer. Todos eles deram sua contribuição para a cidade. Ser mencionado como eventual candidato é uma responsabilidade e algo que precisa ser pensado diante da dimensão que a tarefa tem e o esforço que o cargo exige face a esse histórico de bons prefeitos de nossa cidade, que eu acabei de citar. Se você comparar com outras cidades, Teresina tem um histórico de grandes prefeitos que serviram em administrações diferentes, em tempos diferentes, mas todos eles mantiveram a cidade numa crescente. Isso é algo que precisa ser levado em conta porque a pessoa que vier ser mencionada como candidato à Prefeitura da cidade.

Meio Norte - Que modelos de desenvolvimento que o senhor vem trabalhando como consultor em todo o Brasil que pode ajudar Teresina e sua população?

Washington Bonfim – Eu venho trabalhando pelo país. Na realidade eu estou trabalhando em uma instituição cuja missão é melhorar a qualidade da gestão pública. A gente está trabalhando em áreas estruturantes, em equilíbrio fiscal, educação, saúde e segurança pública, sob o ponto de vista municipal, principalmente, e tenho tido oportunidade de viajar pelo país inteiro. A gente tem projeto em Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), em Curitiba (PR), Pará e tenho tido oportunidade de ver diversidade de realidades que a gente tem hoje em nosso país. Algumas soluções são bastante simples mas difíceis de executar porque, no geral, as coisas mais simples são as mais complexas. Às vezes, enfrentam resistências e interesses. Nesses últimos dois anos tenho tido essa experiência, que eu considero ímpar para quem trabalha na gestão pública. Eu sou funcionário público licenciado como professor e fui gestor por um bom tempo. Tem muitas coisas, sobretudo na área de segurança pública, na área de educação, que podem ser pensadas no contexto da nossa cidade.

Meio Norte - Como o senhor analisa as decisões do prefeito de Teresina, Firmino Filho, de privilegiar o transporte coletivo sobre o transporte individual, que aparentemente não é entendido pela população?

Washington Bonfim – No caso da decisão do prefeito Firmino Filho em relação ao transporte coletivo, eu acho que o Firmino, nessa leva de prefeitos, é um dos mais importantes. Eu diria, visionário com os pés no chão. Basta dizer que essa ideia de trocar o carro particular, o transporte individual pelo transporte coletivo de passageiros, é uma medida absolutamente arrojada e acertada. Acertada do ponto de vista individual, ambiental. Acertada do ponto de vista econômico, acertada do ponto de vista urbano. Toda grande mudança gera desconforto, gera críticas mas ela gera, a longo prazo, adaptação e percepção da melhoria na vida das pessoas. Eu acho que isso é o mais importante da gestão do prefeito Firmino Filho, que é a capacidade de propor coisas novas e ter capacidade, mais ainda, de realizar essas coisas novas na parte do planejamento do transporte urbano para toda a cidade. Eu acrescentaria uma coisa. Esse modelo que a gente vive hoje de transporte particular, de carro movido a combustão é um modelo que em 20 , 30 anos vai estar findo. As grandes empresas já estão pensando na questão de aluguel de carros mais do que compra de carros. Há várias legislações nacionais, na Europa e em outros países, que, em médio prazo, vai os derivados de petróleo para transporte individual. Mais um motivo para eu chamar o prefeito Firmino Filho de visionário, de qualificá-lo como visionário diante dessa percepção das mudanças importantes e profundas que vêm ocorrendo no mundo atualmente e levar isso para Teresina da maneira como ele vem levando.

Meio Norte - Como a cidade pode avançar mesmo com os obstáculos da crise da econômica nacional ?

Washington Bonfim – Eu acho que a questão da crise econômica é grave mas em Teresina, uma das grandes características das administrações do PSDB na cidade tem sido a do equilíbrio das contas públicas. Nós mantemos nesse sistema o maior hospital do estado, mantemos a melhor rede municipal de ensino entre as capitais do país. A gente tem um serviço de assistência social por toda a cidade, tem uma área de cultura, que é desenvolvida, que consegue se destacar em áreas como o balé e artes cênicas. Isso é extremamente relevante. A gente está passando por uma fase que deve ser ultrapassada e os valores que cultivamos em tempo de bonança são outros. Os valores que nos mantêm firmes são mantidos pela administração do prefeito Firmino Filho em tempo de crise.

Meio Norte - Quem deve coordenar o processo de escolha do candidato dos partidos da situação à Prefeitura de Teresina?

Washington Bonfim - Com relação ao processo de escolha dos candidatos pelos partidos, é uma responsabilidade delegada e intransferível do nosso atual prefeito Firmino Filho. Ele é um homem tarimbado nessas questões políticas e como a sucessão é de seu mandato, cabe a ele, de maneira intransferível.


Meio Norte - O senhor está filiado ao Progressistas.Vai permanecer no partido ou vai se filiar ao PSDB?

Washington Bonfim - Como hoje eu não sou candidato e existe uma ótima relação administrativa e política entre o prefeito Firmino e o senador Ciro não vejo como uma questão relevante neste momento.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×