Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

WDias admite lockdown caso ocupação dos leitos estejam acima dos 50%

O governador Wellington Dias (PT) admitiu, em entrevista coletiva, durante vídeoconferência, na tarde de segunda-feira (11), a possibilidade de lockdown (bloqueio total) em algumas cidades ou regiões do Piauí caso os leitos disponíveis na rede de saúde do estado tiver com ocupação dos leitos acima de 50%.

Na noite de domingo, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgou Boletim Epidemiológico informando que 46,7% dos leitos de Unidades de Terapia intensiva (UTIs ) do Piauí estão ocupados com pacientes com Covid-19 e a ocupação dos leitos clínicos é de 21,6%. 

Governador  adverte que população pode enfrentar lockdown. Foto/Reprodução

"Na última reunião do comitê emergencial covid-19 nós aprovamos que se no Piauí o número de leitos disponíveis tiver uma ocupação acima de 50%, nós vamos estar tratando do lockdown em alguns lugares que foram responsáveis por essa situação", disse Wellington Dias.

Wellington Dias informou que houve queda no isolamento social para aproximadamente 45% e medidas precisarão ser adotadas para evitar a superlotação dos hospitais. 

Segundo  ele, tem crescido a demanda por leitos de terapia intensiva e de estabilização no estado. Wellington Dias declarou que a taxa de ocupação de leitos com respiradores chega a aproximadamente 38% no Piauí. 

Ele falou que no  dia 6 de abril eram 30 pessoas internadas em leitos de UTI por infecção com o novo coronavírus.No   domingo (10), o número chegava a 98 internados. Ao todo já são cerca de 200 pessoas internadas no Piauí por Covid-19, incluindo leitos clínicos. 

Dias acrescentou que a  possibilidade de lockdown no estado já foi debatida em reunião do comitê de enfrentamento a Covid-19 no estado que apontou a medida caso a ocupação de leitos intensivos aumente.

Wellington Dias citou 12 regiões do estado em que um número expressivo de novos casos é detectado e são considerados pontos críticos da doença no Piauí. As regiões são as das  cidades como Teresina, Parnaíba, Piracuruca, Esperantina, Luzilândia, Campo Maior, Água Branca, Floriano, Valença, Picos, Canto do Buriti e São Raimundo Nonato.

O Comitê que deverá decretar lockdown no estado envolve setores dos três poderes, universidades, representantes de empresários e de trabalhadores. 

“Esse comitê é quem tomará a decisão”, disse Wellington.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Siga-nos

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar