mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Wellington Dias vai retomar aulas presenciais no 2° semestre

Após reduzir toque de recolher, Wellington Dias quer retomar aulas presenciais a partir do 2° semestre.

Após reduzir toque de recolher das 0h às 5h e e  liberar o funcionamento dos bares e restaurantes até às 23h, o governador Wellington Dias (PT) vai liberar as aulas presenciais nas escolas públicas a partir do segundo semestre, após as férias escolares , com a vacinação dos professores das redes pública e  particular de ensino.

O governador Wellington Dias se reuniu com o secretário estadual de educação, Ellen Gera, que concorda com os professores que devem voltar às aulas após a segurança da vacinação contra a Covid-19.

Wellington Dias considera correta a posição dos professores não apenas sob o ponto de vista sanitário, mas também uma forma de agradecer à categoria, que foi colaborativa e se reinventou para garantir as aulas remotas na rede estadual de ensino por um ano e meio. 

O coordenador de Comunicação Social do Governo do Estado, jornalista Alisson Bacelar, disse que as aulas presenciais já foram liberadas no Piauí obedecendo os protocolos contra a Covid-19 como distanciamento das carteiras e rodízio dos alunos nas salas de aulas.

"O Governo do Estado não retomou as aulas presenciais na rede pública estadual por considerar que ainda não tem segurança por causa dos casos mortes, mas o retorno das aulas presenciais está sendo planejado", afirmou Alisson Bacelar.

O governador Wellington Dias assinou decreto que  entra em vigor nesta segunda-feira  (10) e vai até próximo domingo (16) e estabelece medidas sanitárias excepcionais a serem adotadas em todo o Piauí,  com mudanças como o prolongamento  do horário de funcionamento de bares e restaurantes até as 23h e o toque de recolher passa a ser a partir da meia noite.

O decreto determina que de  segunda-feira  a domingo ficarão suspensas as atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais; atividades esportivas e sociais.

Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares, que estavam funcionando até as 22h, agora poderão funcionar até as 23h, de segunda-feira  a sábado (15),   com a utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, desde que não gerem aglomeração.

O comércio também está autorizado a abrir de segunda-feira a sábado. Os estabelecimentos comerciais  poderão funcionar até as 17h e os shoppings centers das 12h às 22h. 

Os shoppingsEsses últimos poderão antecipar o início do horário de funcionamento para até as 10h, desde que respeitado o período máximo de 9h de funcionamento.

A permanência de pessoas em espaços públicos abertos de uso coletivo, como parques, praças, praias e outros, fica condicionada à estrita obediência aos protocolos específicos de medidas higienicossanitárias das Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipais.

No horário compreendido entre as 24h e as 5h, do dia 10 ao dia 16 de maio, ficará proibida a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade.

A partir das 24h de sábado  até as 24h do domingo  ficarão suspensas todas as atividades presenciais econômico-sociais, com exceção das atividades consideradas essenciais,  como:

– mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios;


– farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza;


– oficinas mecânicas e borracharias;


– lojas de conveniência e serviços de alimentação situadas em rodovias, estaduais e federais, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito (viajantes);


– postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás;


– hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes;


– distribuidoras e transportadoras;


– serviços de segurança pública e vigilância;


– serviços de alimentação preparada e bebidas exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru;


– serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa;


– serviços de saúde, respeitadas as normas expedidas pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí;


– serviços de saneamento básico, transporte de passageiros, energia elétrica e funerários;


– agricultura, pecuária, extrativismo e indústria;


– bancos e lotéricas;


– templos, igrejas, centros espíritas e terreiros com atividades religiosas presenciais com público limitado a 25% da capacidade, não podendo haver mais de uma celebração diária, nem podendo a celebração diária ultrapassar duas horas de duração.

A fiscalização das medidas determinadas no decreto será exercida de forma ostensiva pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipal, com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil e da Guarda Municipal, onde houver. Os órgãos poderão solicitar a colaboração da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público Estadual.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail