Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Wilson Martins propõe a Dilma interligação do Piauí com São Francisco

Wilson Martins propõe a Dilma interligação do Piauí com São Francisco

A proposta do governador Wilson Martins, de interligar o rio São Francisco às bacias que cortam o semiárido piauiense será um dos principais pontos do lançamento do Programa Nacional de Irrigação, terça-feira, em Brasília. A ideia, antiga reivindicação da região, foi defendida pelo governador junto à presidente Dilma Rousseff, na reunião da Sudene, sexta-feira, em Salvador.

?Há uma crescente receptividade à proposta, que não gera problemas para o São Francisco e traz soluções importantes para o acesso à água no semiárido piauiense?, destacou Wilson. O governador lembrou que já há diversos estudos técnicos mostrando a plena viabilidade desse projeto.

A interligação seria a partir do Lago de Sobradinho, na Bahia, cortando a Serra de Dois Irmãos até o Açude Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato. Do Petrônio Portela, a água seguiria por gravidade para vários reservatórios localizados em municípios do semiárido piauiense, como Bocaina, em Bocaina; Pedra Redonda, em Conceição do Canindé; Jenipapo, em São João do Piauí; e Piaus, em Patos.

?Com isso, poderíamos perenizar diversos rios da região, assegurando o abastecimento humano e animal, além de criar as condições para a irrigação e a piscicultura. Esta é uma solução que permitirá uma enorme transformação social e econômica no Sudeste piauiense?, observou Wilson Martins.

O governador disse que ficou contente com a receptividade à ideia, e que vai reforçar a reivindicação nesta terça-feira, em Brasília, quando a convite da presidente Dilma Rousseff, participa do lançamento do Programa Nacional de Irrigação. ?Também nesta área, o Piauí é uma terra de oportunidades. Temos terras férteis. O que está faltando é água naquela região?, ressaltou, lembrando que as margens de rios como Itaim, Canindé e Piauí, poderão se transformar em grandes projetos de irrigação, como ocorre hoje em Petrolina.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar