Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Zé Filho participa da entrega do título Doutor Honoris Causa a Reis Velloso

Zé Filho participa da entrega do título Doutor Honoris Causa a Reis Velloso

Zé Filho participa da entrega do título pela UFPI de Doutor Honoris Causa a Reis Velloso

O governador Zé Filho (PMDB) participou, em Parnaíba, da entrega do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) ao ex-ministro do Planejamento e economista piauiense Reis Velloso.

A solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI), ocorreu às 18h. no Auditório do Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba.

João Paulo dos Reis Velloso é piauiense natural de Parnaíba, casado, pai de cinco filhos, e prestes a completar 83 anos de vida, o economista Reis Velloso é uma personagem singular na cena política brasileira. Foi ministro do Planejamento de 1969 a 1979, nos governos dos generais Médici e Geisel. Como planejador da infraestrutura institucional voltada para o desenvolvimento do país, Reis Velloso desenvolveu importante trabalho para a ciência e tecnologia do país.

Reis Velloso o criou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ajudou a fazer da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) uma agência competente com um fundo respeitável para gerir, o FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e ainda trabalhou para transformar o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em fundação. O ex-ministro é também identificado como alguém que contribuiu decisivamente para que se organizasse a pós-graduação no país.

Atualmente, é coordenador-geral do Fórum Nacional, superintendente-geral do Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae) e presidente do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Sob sua direção, o Fórum Nacional publicou, nos últimos anos, dezenas de livros sobre as questões mais relevantes da atualidade brasileira e mundial. Em 2013, Reis Veloso lançou em sua terra natal, Parnaíba, o livro "O Vale da Decisão: o Piauí é Rico - Em Grandes Oportunidades", da editora Livros do Futuro, em que trata das oportunidades de desenvolvimento que o Estado possui, com sua agricultura de alto valor, belezas naturais, diversidades ecológicas, além de outros aspectos citados pelo autor.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar