Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Emater-PI lança sua primeira capacitação totalmente on-line

O Emater-PI lançou oficialmente na  sexta-feira (26) sua primeira capacitação feita de forma completamente remota. A oficina “Gestão e Inovação na Produção e comercialização de ovos e galinha caipira” contará com 10 módulos, no qual os participantes serão apresentados aos diferentes aspectos da produção, além das alternativas de comercialização e parcerias com instituições governamentais.

Divulgação

O curso foi lançado oficialmente durante uma live pela plataforma Piauí Conectado e contou com a participação de diversas instituições. O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, falou sobre a importância da capacitação.

“É uma iniciativa extremamente importante. Há um espaço para a produção de Galinha Caipira como um segmento essencial, é uma atividade que boa parte das pessoas que hoje precisam de uma alternativa de renda já experimentaram. Creio que, com o aprimoramento dessa produção, ela pode se tornar uma porta de saída para o atual momento. Não se trata de mais um curso, se trata de um passo na recuperação econômica que nós vamos ter que realizar após a pandemia”, destacou o governador.

O diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes, também falou sobre a realização da capacitação. “Nossa intenção é manter o papel do Emater, mesmo durante a pandemia. Queremos trazer alternativas para que nossa instituição preste assistência técnica e extensão rural de qualidade. Esta atividade vai ser mais uma oportunidade de levar ao conhecimento até a quem não produz ainda, que a criação é uma alternativa de renda e melhoria de vida”, afirmou Guedes.

O curso é uma realização do Emater-PI, Embrapa, IFPI campus Jose de Freitas, com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura (SAF) e da Agência Piauí Fomento. Miguel Ítalo, especialista em inovação, produtor e um dos palestrantes do curso, falou sobre as expectativas com a realização da capacitação.

“A Emater inova ao lançar essa capacitação 100% On-line, mesmo com o momento que estamos vivendo não podemos ficar parados, adquirir conhecimento é a melhor forma para quando voltarmos ao novo normal possamos aplicar o que foi estudado e ter sucesso na produção”, ressaltou.

Com início programado para 08 de Julho, as inscrições começam nesta sexta-feira (26) e vão até a próxima sexta (03), a capacitação pretende alcançar principalmente pessoas que já trabalham na produção de galinha caipira, assim como potenciais produtores, estudantes e técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural. 100 vagas estão sendo disponibilizadas e as inscrições podem ser feitas por meio do link: https://cutt.ly/MikVhNN ou pelo número (86) 99543-8567. Além da troca de experiências, a capacitação oferece certificado de 20 horas para os participantes.

O diretor-geral do campus avançado do IFPI em José de Freitas, Santos Moura, comentou sobre a interação de instituições para realização do curso.

“Primeiramente aproveito para parabenizar o Emater com toda a sua equipe por construir juntamente com o IFPI e a Embrapa essa capacitação. Já temos um projeto piloto desenvolvido pelo Emater junto a Agência de Fomento atuando em José de Freitas na produção de ovos e galinha caipira e que já começa a mostrar resultados auxiliando na renda das famílias, dessa forma esperamos com essa parceria conseguir levar conhecimento aos produtores para que suas realidades sejam transformadas”, destacou.

Com um encontro virtual por semana os 10 módulos trarão em duas horas para cada um dos temas, todos os aspectos envolvidos na produção. O representante da transferência de tecnologia da Embrapa Meio-Norte, Marcos Jacob, destacou o intercâmbio de informações como ponto principal da capacitação.

“É uma iniciativa que leva conhecimento tecnológico ao pequeno produtor, é fundamental disponibilizar meios para que eles tenham acesso as tecnologias e meios de inovação na produção. Então acho que vai ser bastante positivo, até porque dentro da plataforma on-line vamos ter a oportunidade de estabelecer um diálogo para tirar dúvidas dos participantes e poder avançar ainda mais na inovação dos meios de produção”, afirmou.

Aqueles que se inscreverem após as 100 vagas iniciais, ficaram em um cadastro de reserva.

O chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luís Fernando Carvalho Leite, falou sobre a importância de reforçar uma produção já existente.

“Ficamos felizes de participar dessa parceria e aproveito a oportunidade para parabenizar a equipe pela iniciativa. Conversava com Marcos Jacob e ele me falou que essa atividade é uma das poucas, se não a única, presente em praticamente todas as propriedades rurais do Piauí, isso mostra a relevância da capacitação. Entendemos que podemos levar novos mecanismos na produção realizada no Estado”.

Mais de 200 pessoas acompanharam ao vivo o lançamento da capacitação, e participaram ainda do evento a vice-governadora do Piauí, Regina Sousa; o membro fundador da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar, Deputado Franzé Silva; o diretor presidente da Piauí Fomento, Luís Carlos.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar