Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Adriana Sousa vai assumir cargo no governo Bolsonaro

A médica piauiense deve ocupar diretoria do SUS

Na edição do quadro Jogo do Poder dessa sexta-feira (07/12), no programa Agora, composto pelos jornalistas Amadeu Campos, Arimatea Carvalho, Efrém Ribeiro, Samantha Cavalca e João Carvalho, os profissionais explanaram sobre os principais pontos dos bastidores da política.

Firmino Filho concorda com projeto sem limitar números de motoristas dos aplicativos

O Projeto de Lei que regulamenta o transporte por aplicativos será votado na próxima semana, na Câmara Municipal de Teresina. O jornalista Efrem Ribeiro ouviu o prefeito Firmino Filho sobre o assunto.

"Desde o início esse projeto foi feito em debate com várias categorias, e nós colocamos vários pontos importantes. Primeiro para garantir qualidade e segurança ao passageiro, qualificação do motorista, idade do automóvel, seguros em casos de acidentes, antecedentes criminais dos motoristas, tudo isso para melhorar a qualidade e a segurança do serviço para os passageiros"

O presidente da Comissão dos Transportes por Aplicativo, vereador Deolindo Moura, também foi ouvido e afirmou que alguns impasses foram resolvidos, em conversa com o prefeito Firmino Filho.

"Nós tivemos agora a pouco na Câmara Municipal com o prefeito Firmino Filho e com a líder da base do prefeito, vereadora Graça Amorim, e também com o vereador Gustavo Gaioso e vereador Samuel, para tratarmos sobre o aplicativo. Nós defendemos a importância de manter em atividade esses trabalhadores por aplicativos que já estão trabalhando. Ele se comprometeu e já se manifestou na imprensa que se o pode for discricionário ele garante que, após o recebimento dos nomes dos trabalhadores pelas plataformas, a manter trabalhando todos que já estão em serviços, assim também como se comprometeu em relação ao número de carros para um consenso, um ano de adaptação para emplacamento destes carros em Teresina, ou seja, um ano de adaptação. Não são os dois anos, mas já e um avanço, pois da um prazo para estes motoristas. E também para as concessionárias que alugam carros em Teresina, assim também como os oito anos, o que tinha sido definido na emenda, é que seriam seis anos com dois anos de carência, o prefeito reafirmou o compromisso dele de oito anos de uso de carros,ou seja da idade limite de carros, o que garante que haja o percentual ainda de motoristas para esta adaptação. O fato é que esse compromisso do prefeito garante que possamos levar ás categorias e buscar um consenso em torno deste projeto para que ele seja votado com mais conciliação".


Efrem Ribeiro: Atualmente são quatro aplicativos em atuação, Uber, Mobi Drive, 99, Cabifry. No total eles têm oito mil pessoas trabalhando.

João Carvalho: Eu conversei com um dos líderes do movimento, e ele diz que atuando todos os dias, são apenas cerca de 3.500 mil, muitos só rodam quando precisam de dinheiro extra, usam como complemento de renda.

Arimatea Carvalho: O que será votado na terça-feira é uma emenda pacificadora, expressão usada pelo vereador Deolindo Moura na Rádio Jornal Meio Norte, essa emenda surgiu a partir do dialogo dele com o prefeito, que prevê que ficam circulando os atuais oito mil motoristas já cadastrados, podendo ser expandido este número segundo a demanda de mercado. É isso que está marcado para terça-feira. A decisão do STF faz com que este projeto se torne precário, mas é preciso que o STF aprove e publique isso, enquanto isso não acontece, fica valendo a regulamentação aprovada, mas o STF decidindo fica valendo o que o STF decidir.

Samantha Carvalca: Só queria falar sobre uma questão que não se fala muito, fala-se em tributação, emprego e renda, ma a regulamentação está ligada à segurança do passageiro. Eu como mulher já ouvi vários relatos de mulheres, tem também pesquisas já pulicadas e elas mostram abusos, assédios e até estupros. Quando não se regulamenta, fica mais fácil para criminosos usarem estes aplicativos. Lógico que não estamos falando de pais e mães de família que querem complementar renda, mas a regulamentação é muito importante porque a gente coloca numa área mais segura, principalmente as mulheres.

Amadeu Campos: Prestem atenção prefeitos, vereadores e os profissionais dos aplicativos, táxis e mototáxis. o que tem que ser levado em conta é o consumidor, que é quem banca isso, tem que ter em mente duas pilastras, um bom serviço e um bom preço.

Deputada eleita Lucy deve conversar com padre Tony Batista sobre candidatura À PMT

Segundo conversas de bastidores apurados pela jornalista Samantha Cavalca, a deputada eleita Lucy foi destacada pelo prefeito Firmino Filho para conversar com o padre Tony Batista, para tentar convencê-lo a concorrer à Prefeitura de Teresina, como candidato do atual prefeito Firmino Filho, nas próximas eleições.

Segundo Samanta, o Progressistas também tem interesse em ter o padre como aliado. Samanta conversou com o deputado pelo Progressistas, Julio Arcoverde, que admite que o padre Tony é muito ligado ao Firmino, mas que se ele decidir se filiar ao Progressistas “ele é o candidato dos sonhos”.

João Carvalho: O que existe há muito tempo é uma atuação política do Padre Tony com a Prefeitura de Teresina, todas as indicações da Semtcas passavam pela Ação Social Aquidiocesana de Teresina, comandada pelo padre Tony, não estou falando de um caso, mas de três secretários indicados por ele.

Cleiton Popular diz que Adriana Souza será diretora do SUS

O tesoureiro do PSL no Piauí, Cleiton Popular, foi entrevistado pelo jornalista Efrem Ribeiro, sobre participação de nomes piauienses no governo de Bolsonaro. Ele assegurou que a médica piauiense Adriana Sousa assumirá cargo no governo e disse ainda que Rubenita também está sendo cotada.

"Somos merecedores, missão dada, missão cumprida. Qando à dra. Rubenita Lessa só ela pode falar, mas acredito que ela é merecedora (cargo no governo). A Adriana já faz parte da transição, está lá em Brasilia. Nós piauienses temos orgulho de ter pessoas lá que possam nos representar. A Adriana está lá junto ao Ministério da Saúde com esta diretoria (no SUS). O povo do Piauí, independente de partido, todos são qualificados, não é a toa que temos grandes nomes a nível nacional".

Rubenita Lessa também foi ouvida e nega que o governo Bolsonaro tenha feito contato com ela para assumir algum cargo. Ela também festejou a indicação de Damares Alves como ministra.

"Damares Alves é advogada, tem grande experiência na verdadeira defesa dos direitos humanos, dos menos favorecidos, e vamos romper um paradigma de pessoas que não eram assistidas e passarão a ser, sobretudo com um governo que vem com a valorização da vida, contra o infanticídio que é uma prática muito comum entre as populações indígenas, embora as mamães indígenas amem seus filhos. Eu sempre colaborei voluntariamente na defesa de vítimas , por exemplo, na defesa de vitimas de erros médicos, os pacientes terão atenção especial com a Dra. Damares Alves, mas não há nenhum tipo de estabelecimento desta conversa de contato para trabalhar no Ministério. O governo Bolsonaro se preocupa com uma tecnicidade muito grande, competência, meritocracia, obviamente há questões políticas que são levadas em consideração. Mas não sei dizer como é que o presidente Bolsonaro vai tratar em relação às pessoa do partido em si, ele não está ligado à questão partidária, por exemplo, ele não está escolhendo nenhum ministro por questões partidárias . A vida é a grande marca deste novo governo por meio do Ministério dos Direitos Humanos, porque a vida será respeitada desde a concepção, a ministra é contra o aborto. É uma honra tê-la como ministra, o presidente acerta mais uma vez".


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar