Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Alepi: Limma diz que, se não tiver consenso, PT pode ter candidato

A nova mesa diretora da Alepi deve ser votada em fevereiro de 2019

Na edição do quadro Jogo do Poder dessa segunda-feira (17/12), no programa Agora, composto pelos jornalistas Amadeu Campos, Arimatea Carvalho, Efrém Ribeiro, Samantha Cavalca e Ananias Ribeiro, os profissionais explanaram sobre os principais pontos dos bastidores da política.

Ciro diz que a escolha entre ele e Firmino em 2022 vai ser o que tiver mais intenções de voto

O repórter Efrem Ribeiro ouviu o senador Ciro Nogueira sobre sua aliança com o prefeito Firmino Filho. "Firmino é um grande amigo, importantíssimo na minha eleição, estamos juntos e aliados para o futuro. Será o candidato natural quem estiver melhor. Espero que ele venha logo para o nosso Progressistas, e acho que ele se torna um grande candidato. [Sobre se terá reunião dos senadores do Progressistas com representantes do governo Bolsonaro] Não precisamos de reunião para apoiar qualquer ministro que seja bom para o país, quero que o governo Bolsonaro continue a mandar os recursos para o meu estado, assim como foi no governo Temer. No Congresso Nacional vamos apoiar o que achar corrento, não se deve apoiar por troca de cargos".

Ciro Nogueira também afirmou que não tem porque romper com o governador Wellington Dias e voltou a questionar os votos de Thémistocles Filho. "Votei no governador, ao contrário de alguns, em 2014 e 2018, então não tem porque romper com ele", disse. "Ele [Themístocles tem que falar a verdade, votou em Dr. Pessoa e, para senador, em Robert Rios e Wilson Martins.

Em entrevista para Efrem Ribeiro, Themístocles Filho respondeu as "acusações" de Ciro Nogueira em relação ao seu voto. "Quanto ao senador Ciro Nogueira, ele foi para a casa da minha mãe, junto com o governador Wellington Dias, Marcelo Castro, fizeram comício na minha casa. Tudo isso aconteceu, não sei se ele [Ciro Nogueira] está esquecido. Falei o que aconteceu e você deduza [em quem eu votei]. Deixa ele [Ciro Nogueira] delirar", disse.

Dr. Pessoa enviou para Amadeu Campos, durante o quadro, uma mensagem por whatsapp, repercutindo o assunto. "A informação de que o presidente da Assembleia, Themístocles Filho, me acompanhou durante a campanha é falsa, ele votou no grupo que ele acompanhou", disse a mensagem.

Samantha Cavalca: A verdade é que a gente não sabe muito bem como Themístocles se posicionou em determinados momentos. Gente da interlocução direta de Dr. Pessoa disse que Themístocles deu fogo, colocou pilha para a campanha de dr. Pessoa.

Arimatea Carvalho:Para colocar mais água nesta fervura, hoje de manhã, o governador recebeu o deputado e candidato [à presidência da Assembleia Legislativa], Hélio Isaías, a portas fechadas no Palácio de Karnak.


Francisco Limma diz que, se não tiver consenso, PT pode ter candidato para a Alepi

O deputado estadual Francisco Lima comentou hoje, em entrevista concedida ao jornalista Efrem Ribeiro, sobre a eleição para a mesa diretora da Assembleia Legislativa. "Essa questão da eleição da mesa diretora é tratada inicialmente na bancada parlamentar. E, na reunião do diretório, foi remetido para que a bancada parlamentar tome a decisão e, se não houver consenso, aí poderá recorrer à executiva que é a próxima instância. Aqui [Alepi] tem 30 candidatos a deputado, o que prevalece na eleição da mesa é um entendimento com os partidos, então se esse entendimento acontecer com todos os partidos não vejo nenhuma impossibilidade, acho que aqui o governo tem uma ampla maioria e é importante que os partidos que integram a base tentem um entendimento até a última hora. Se isso não acontecer, então vai ter que se escolher candidato".

Arimatea Carvalho: Existe uma disputa de poder interna entre o presidente do partido, Assis Carvalho, e Franzé Silva, deputado eleito. E como o Assis tomou a frente da sucessão na Alepi, isso causou uma competitividade e esse núcleo de resistência é muito focado na figura do Franzé. Os Progressistas acreditam que eles vão se entender internamente e, superada essa rusga interna, eles esperam que isso não atrapalhe a coligação PT/Progressistas.

Samantha Cavalca; Assis Carvalho disse que Fábio Novo está no exterior e que precisa aguardar o retorno, previsto para 10 de janeiro, para que seja decidido. No PT, costuma-se fazer o debate, mas depois de decidido todos honram. E o Assis continua trabalhando pela aliança que foi firmada lá atras, que é o PT apoiar o candidato do Progressistas.

Ananias Ribeiro: PT tem uma posição chave, mantendo este apoio ao Progressistas dá viabilidade ao nome de Hélio Isaías. Mantendo esta divisão, hoje uma aposta que se faz é que parte do partido não votaria em Hélio Isaías, parte votaria em Themístocles. Há uma tradição de o partido votar unido, mas neste momento não há essa unificação e o PT portanto terá uma posição muito importante nesta eleição.

O deputado Júlio Arcoverde também comentou o assunto. "O partido tem conversado, eu também conversei com alguns colegas que queriam que eu fosse candidato, mas eu depois voltei atrás, porque o nome de Hélio Isaías surgiu mais forte dentro do partido e entre os colegas da base. Foi isso que me fez sair e deve ter sido isso que o deputado Wilson deve ter visto também. Não existe nada de nós estamos rompido, nossa relação com todos os deputados do partido é de entendimento".

Wilson Brandão foi mais comedido ao comentar sobre a escolha do nome do Progressistas para concorrer à eleição da Alepi. "Dessa candidatura do deputado Hélio trata Ciro Nogueira e Julio Arcoverde, que são a instância superior do partido. O partido escolheu o nome de Hélio Isaías".

A deputada eleita Lucy Soares deixou claro que acompanhará a posição do seu partido. "Estamos aguardando a posição do nosso partido, mas com certeza vamos estar trabalhando juntos".


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar