Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

PT quer votação aberta e nominal na Assembleia Legislativa

Tramita na casa Projeto de Lei com a proposta

Na edição do quadro Jogo do Poder dessa terça-feira (11/12), no programa Agora, composto pelos jornalistas Amadeu Campos, Arimatea Carvalho, Efrém Ribeiro, Samantha Cavalca e Ananias Ribeiro, os profissionais explanaram sobre os principais pontos dos bastidores da política. 

Novo ministro da Infraestrutura pretende privatizar aeroportos e acabar com a Infraero

A jornalista Cinthia Lages entrevistou o futuro ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e ele falou sobre as obras da Transnordestina e sobre a privatização dos aeroportos do país. A expectativa é que o aeroporto de Teresina também seja passado para a iniciativa privada.

"Nós vamos buscar a melhor saída possível, há dois caminhos: ou a concessionária retoma o empreendimento ou decreta caducidade, nós retiramos a concessionaria de lá e retomamos a obra. Sobre os aeroportos, eles serão todos cedidos para a iniciativa privada, a Infraero acaba em um prazo de quatro anos. Todos os aeroportos que estiverem na rede Infraero serão privatizados", disse.

Amadeu Campos: O que ficou claro é que o aeroporto de Teresina, que está sob jurisdição da Infraero, também será privatizado.

Ananias Ribeiro: Há essa discussão sobre os investimentos que precisam ser feitos nestes aeroportos para atender a demanda cada vez mais crescente e há uma disputa comercial pelos aeroportos mais lucrativos do país. Estes já estão fora da Infraero e agora a ideia do governo é passar todos os aeroportos para a iniciativa privada e buscar fazer os investimento necessários.O certo é que a discussão sobre o aeroporto [de Teresina] passa pela discussão de um novo já que o que temos hoje não atende a nossa demanda.

Amadeu: Pode não haver interesse por parte dos empresários em tomar conta do aeroporto de Teresina?

Ananias: Eu creio que sim.

Efrem Ribeiro: A solução pode ser fazer como o caso da Cepisa, adquire por um valor simbólico e quem sabe alguém compra.

Samantha Cavalca: A gente já ver esse tipo de sistema funcionando relacionado a estradas. Algumas estradas são privatizadas em regime de PPP, que é uma parceria publica com empresas privada. É bom frisar que a qualidade sobe muito. Em relação ao aeroporto de Teresina a gente sabe que ele é um dos piores aeroportos de capitais do país e não tem como, neste momento, fazer as reformas necessárias e nem retirar o aeroporto de Teresina de onde ele está hoje e colocar mais afastado, pois sabemos que isso é mais seguro para quem mora perto do aeroporto e para quem trabalha e passa pelo aeroporto de Teresina.

PT quer votação aberta e nominal na Assembleia Legislativa

Deputados falaram para o repórter Efrem Ribeiro sobre a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa, que acontece em fevereiro de 2019.

O deputado Nerinho afirmou que tem conversado com a deputada Janaína Marques e, perguntando sobre em quem deve votar ele disse apenas "ano novo, vida nova". "Eu e a deputada Janaína Marques temos conversado muito, já temos nossas posições, acho que isso é uma questão mais interna da casa, não precisa expor quem vota em A, B ou C. Mas eu e a deputada Janaína Marques estamos juntos. Ano novo, vida nova", disse Nerinho.

O deputado Júlio Arcoverde afirmou que até a próxima semana o Progressistas deve entrar em consenso sobre o nome que concorrerá à presidência da Assembleia Legislativa. "Acredito que até a próxima semana a gente tenha decidido o nome que o partido vai apresentar para a presidência da assembleia, Temos os nomes do deputado Hélio, do deputado Wilson, meu nome também está sendo cogitado, mas vamos esperar uma conversa definitiva com o senador Ciro e com o governador Wellington Dias. Embora as pessoas digam que a decisão não passa pelo governador, ela tem que passar, porque ele é o lider maior do Partido dos Trabalhadores e esse partido está fechado com a gente em uma composição, é como se eu tivesse fechando alguma coisa e não passasse pelo o senador Ciro Nogueira, que é o líder do nosso partido. O nome do deputado Hélio é um bom nome, representa bem o partido, tem bom trânsito na casa, assim como o do deputado Wilson Brandão. Eu fico lisonjeado por ser um deputado de apenas 4 anos na casa e já ser o nome de consenso. Deputado de apenas um mandato e já ser lembrando como um bom nome para a presidência da casa".

O deputado Marden Menezes afirmou que os deputados da oposição estão esperando os nomes serem postos, para se decidirem sobre em quem devem votar para a presidência da Assembleia Legislativa. "Júlio, pelo que disse, não é pré-candidato ele disse que retirou seu nome do processo. Nós temos um encaminhamento de bloco de oposição, PSDB representado pelo deputado Marden Menezes; PSB pelo deputado Gustavo Neiva, e PV pela deputada eleita Teresa Brito. Temos ainda um bom diálogo com o deputado Evaldo Gomes, estamos trabalhando a construção de um bloco de oposição. Em relação à presidência da Assembleia, ainda é muito cedo, pois somos minoria e estamos aguardando as candidaturas, até porque sendo minoria não temos condição de ter um candidato deste grupo. Então teremos que escolher, se houver ruma disputa teremos que analisar qual a melhor plataforma de gestão para a Assembleia e preservando acima de tudo as minorias", disse Marden Menezes.

O deputado Francisco Lima afirmou que tramita na casa um Projeto de Lei que prevê a votação nominal e aberta na Assembleia Legislativa. "Existe um projeto de lei que prevê o fim da reeleição e nós queremos que isso seja feito e nós estamos acrescentando proposta de voto aberto e direto para eleição da mesa diretora, achamos que isso é demonstração de maturidade e de transparência na Assemblelia. Não precisa ter meias palavras, somos líderes estaduais, recebemos voto dos eleitores e não precisamos ter nada que não seja transparente. A democracia caminha para isso cada vez mais. O partido vai fechar um bloco, continuamos trabalhando pela unificação das candidaturas. Nós sempre defendemos que haja a possibilidade de modernização da Assembleia, mas o partido tomará uma decisão em conjunto", disse.



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar