Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

É uma luz que revela segredos escondidos na obscuridade, e torna o observador, cúmplice de um olhar furtivo sobre um espaço alheio.

É uma luz que revela segredos escondidos na obscuridade, e torna o observador, cúmplice de um olhar furtivo sobre um espaço alheio.

Quantas vezes nos acontece passar por coisas que não nos despertaram qualquer interesse de registar fotograficamente e mais tarde vemos esses mesmos locais, essas mesmas pessoas, esses mesmos acontecimentos, inteligentemente explorados por outros fotógrafos, em imagens de grande impacto visual; quantas vezes já estivemos a fotografar um assunto, lado a lado com outros fotógrafos, e vemos mais tarde, que alguns viram a mesma realidade com olhos diferentes e em vez de produzirem, como seria de esperar, imagens praticamente iguais às nossas, produziram imagens surpreendentes, porque foram capazes de observar e de intervir, alterando essa mesma realidade. A essa capacidade de estar atento a tudo, quer em termos globais, quer ao nível do pormenor, adicionada à capacidade de intervir, isto é, de seleccionar enquadramentos, isolando as partes do todo, e de fazer composições, explorado pontos, linhas, texturas, volumes, formas, sombras, poderemos chamar a Arte de Ver. Algumas fontes de luz, devidamente exploradas, têm a capacidade de criar ambientes. Em locais escuros, a projeção da luz do exterior que entra por um estore ou por uma luz revela a intimidade de um espaço que de outro modo, poderia nem ser visível. É uma luz que revela segredos escondidos na obscuridade, e torna o observador, cúmplice de um olhar furtivo sobre um espaço alheio, como o de um ?olhar a tento? que espreita pelo um tanque escuro de criação de camarão em Parnaíba. O ambientes escuro e o camarão apenas parcialmente iluminados despertam-nos a curiosidade de desvendar o que falta ver. É a nossa natural curiosidade pelo desconhecido que é estimulada por estas imagens. Por outro lado, há o cuidado de não mostrar tudo, o que interessa aqui mostrar é o essencial ? as áreas em que a luz projetada produz os seus efeitos mais acentuados.O resto, não se mostra ? advinha-se. Sobretudo nesta fotografia colorida, mostra o preto e a luz no camarão, as áreas escuras criam grande impacto visual na imagem. OK??????????

Jose Alves Filho

Repórter fotográfico




Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar