Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

O profissional do novo século vale pelo o que produz

O profissional do novo século vale pelo o que produz

Atual conjuntura histórico social em que vivemos revela uma realidade possuidora de uma intensa dinâmica de mudanças, onde um dos principais são as transformações tecnológiscas qe tem afetado diretamente os meio de produção que envolvem a categoria dos jornalistas.

Estas mudanças afetam diretamente o seu trabalho, considerando-se que as produções intelectuais realizadas por ele podem ser multiplicadas e distribuidas em propoções quem nunca vimos antes.

Os meios técnicos que possibilitam todo esse processo computador internet, permitem a criação e a rápida difusão das obras intelectuais colocando em risco a identificação do autor das mesmas, que muitas vezes é omitido rompendo o vinculo indissoluvél do criador e criatura.

Por isso é muito importante para o jornalista que suas materias sejam devidamente identificadas, tendo sempre que veiculadas, o seu nome com autor ao lado das mesmas.

O campo social descrito acima traz uma ralidade no mercado onde todos lutam vigorosamente por um lugar ao sol. O profissional do novo século vale pelo o que produz. Trata-se cada vez mais dele e sua obra. O que ele tem para negociar no mercado é seu trabalho, sua criação intelectual. Se as obras por ele criadas não trazem o seu nome como autor, como poderá ele amanhã, apresentar o seu portfolio, intitular-se autor da máteria ou da imagem fotojornalística????

De acordo com a legislação no país que regulamenta o uso das obras intelectuais, alei 9.610/98, a lei brasileira de direito autorais, o vínculo entre autor e a obra é um vínculo de ordem moral, personalíssimo, que lei no artigo 27. "Os direitos morais do autor são inalienáveis e irrenunciáveis". Não permite nem que ele próprio, o autor, aliene para terceiros. Este direito que tem o autor de uma obra intelectual, como são as produzidas pelo jronalistas, chama-se direito moral do autor. Assim está descrito no artigo 24,II. Os direito morais do autor:::

I- O de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra.

II- O de ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional indicado ou anunciado com sendo o autor, na utilização de sua obra. Etc...........FIQUEM LIGADO!! OK???

José Alves Filho

Repórter Fotográfico do JMN


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar