Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
José Fortes

Características da Estrada de Ferro Central do Piauí

Características da Estrada de Ferro Central do Piauí

Por José Fortes

A construção da Estrada Estrada de Ferro Central do Piauí teve início em janeiro de 1916, depois de muitas e insistentes reivindicações do povo piauiense. Os trabalhos só prosperaram quando foi considerado sem efeito (caduco) o contrato então existente com a empresa South American Railwaw Company, encarregada também da implantação da Rede de Viação Cearense.

A South American Railway Company iniciou a preparação de somente 23 quilômetros. O fiscal e engenheiro Miguel Furtado Bacelar foi promovido a responsável pela construção. A partir de daí a construção avançou e no dia 13 de maio de 1922 foi inaugurado o ramal férreo do Piauí, com extensão de 191 quilômetros.

Eram 13 quilômetros de estrada de ferro ligando Luiz Correia a Parnaíba; 37 quilômetros ligam Parnaíba a Bom Princípio; de Bom Princípio a Frecheiras são 12 quilômetros; também 12 quilômetros de linha férrea ligam Frecheiras a Cocal; a extensão de 22 quilômetros é estrada de ferro entre Cocal e Deserto; da estação do Deserto a Piracuruca são 39 quilômetros; de Piracuruca a Brasileira são 26 quilômetros; e da cidade de Brasileira à sede do município de Piripiri a distância a ser percorrida é de 18 quilômetro. Em 1923 foi inaugurada a estação de Piracuuca ea construção da Estrada de Ferro Central do Piauí ficou paralisada até 1935. De Piripiri a Teresina, passando por Campo Maior e Altos, são l63 quilômetros de ferrovia. A Estrada de Ferro Central do Piauí, de 1942 a 1946 manteve-se incorporada à Estrada de Ferro São Luiz -Teresina. Voltou, em 1965, a ser subordinada à E. F. São Luiz - Teresina. Em Campo Maior, a Rede Ferroviária Cearense, passando por Castelo do Piauí, interliga-se à Estrada de Ferro Central do Piauí.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×