Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Descarte incorreto de máscaras pode propagar novo coronavírus

O uso obrigatório de máscara nas ruas é algo que a população parece ter aprendido. No entanto, o descarte correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI) também deve ser levado em conta, por uma questão de saúde pública. É que a máscara que alguém joga no chão pode estar espalhando o vírus.

A cena é em um supermercado badalado do Jockey, zona Leste de Teresina. Entre um carro importado e outro é possível ver máscaras descartadas de forma incorreta, no chão, trazendo risco tanto para quem recolhe o lixo como para quem simplesmente passa por ali.

Máscara N-95 jogada no chão. Crédito: Lucrécio Arrais.

Quem explica isso é Amparo Salmito, médica infectologista e gerente de epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “A gente usa a máscara para a proteção de agentes infecciosos. Então é necessário pegar apenas no elástico. Ela tem um tempo de vida útil de até quatro horas, então é preciso fazer a troca. O descarte deve ser feito em um saco plástico e depois colocar no lixo. Se você jogar no chão, vai continuar espalhando o vírus por aí”, revela.

Outra máscara encontrada poucos metros após a primeira. Crédito: Lucrécio Arrais.

A médica conta que já viu pessoas fazerem o descarte indevido do EPI. “Já vi algumas máscaras no chão de maneira inadequada. Isso coloca em risco os profissionais da limpeza e quem passa pelo local. Elas são leves, o vento pode levar. É um crime você fazer isso. É preciso usá-las para proteger, não para espalhar a doença”, acrescenta Salmito.

Amparo defende o uso de máscaras de forma integral, por toda a população. “Mesmo com a abertura do comércio, vamos continuar usando máscara no ‘novo normal’. Não há vacina nem medicação para Covid-19. A maioria dos grandes serviços do mundo é necessário o uso da máscara. Mas para isso, descartar com cuidado”, finaliza.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar