mais

O que são os OVNIs que têm aparecido no céu de Teresina?

O aparecimento de objetos voadores não identificados (OVNIs) é sempre polêmico. Em Teresina o aparecimento está mais comum. Entenda o porquê.

É uma ave? É um avião? O aparecimento de objetos voadores não identificados (OVNIs) sempre aguça a a curiosidade das pessoas. Em Teresina, o aparecimento está mais frequente. Mas isso não quer dizer que necessariamente sejam seres extraterrestres. Na manhã deste sábado (5), o repórter deste blog registrou um objeto em alta velocidade no céu de Teresina.

Neste caso em específico, a explicação está relacionada à umidade do céu. "Essa é a famosa trilha de condensação. Como estamos com a condição de ar ligeiramente mais seca, qualquer aeronave que voe em grande altitude, ou mesmo um foguete que seja lançado de Alcântara ou da Guiana Francesa, quando ele passa pelo limite da atmosfera, que a gente chama de troposfera, a queima do combustível, o material que sai dos motores das turbinas, provoca essa condensação, que é uma nuvem artificial", explica Werton Costa, climatologista e professor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Um OVNI? Crédito: Lucrécio Arrais.Um OVNI? Crédito: Lucrécio Arrais.

Resumidamente, o avião, foguete ou nave espacial de outro planeta lança um jato de calor. "O vapor rapidamente se condensa, então o vapor que é invisível aos nossos olhos cria uma trilha seguindo o caminho do jato de propulsão da turbina”, acrescenta o climatologista.

Veja o vídeo:


No dia 20 de maio o fotógrafo da Coordenadoria de Comunicação Social do Governo do Estado, Jorge Bastos, de 54 anos, também flagrou um OVNI. No caso dele, ou uma nave espacial, ou um drone. 

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail