mais

Prefeitura de Teresina coloca grades no Parque Lagoas do Norte

Estrutura vai contar com 28 aberturas que não terão controle de entrada e saída

O Parque Lagoas do Norte receberá estruturas de grades nos limites do local. A estrutura metálica terá 28 entradas, sem controle, mas que promete proteger os equipamentos públicos presentes no espaço de lazer, que fica localizado na Avenida Boa Esperança, zona Norte de Teresina. Furtos constantes da fiação elétrica motivaram a mudança. A implantação do gradeado deve ser conclusa em julho.

De acordo com informações do Programa Lagoas do Norte, que administra o Parque, desde a criação do espaço já foram registrados mais de 90 boletins de ocorrência no 7º Departamento de Polícia com relação a vandalismo. Além de furtos aos fios de cobre, que acabam deixando o local às escuras, a depredação dos playgrounds, bancos, lixeiras e o descarte irregular de resíduos também corroboram para a decisão. O gradeamento foi uma alternativa que o programa encontrou, observando as experiências de todos os outros parques da cidade e locais de atividade física, como o Parentão, que fica na zona Sul de Teresina.

Parque Lagoas do Norte. Crédito: Lucrécio Arrais.Parque Lagoas do Norte. Crédito: Lucrécio Arrais.

É o que explica Tarcysio Ferreira, engenheiro civil do Programa Lagoas do Norte, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan). “Já tivemos inúmeros furtos que geram transtornos para a população que usa o parque.Verificamos que alternativas para poder solucionar esse problema seria o gradeamento de áreas onde têm equipamentos urbanos. Tem locais do parque que não serão gradeados”, explica. 

O engenheiro aponta que o projeto permite a visão da principal lagoa do Parque. “Todo o lado da lagoa está aberto, porque não tem equipamentos urbanos. Isso permite a visão completa da lagoa. Além disso, temos acessos facilitados, são 28 entradas. Nosso desejo era melhorar a sensação de segurança”, considera.

Engenherio Tarcysio Ferreira. Crédito: divulgação/assessoria de imprensa.Engenherio Tarcysio Ferreira. Crédito: divulgação/assessoria de imprensa.

A segurança do Parque Lagoas do Norte é feita pela Guarda Municipal de Teresina. “Os guardas têm atuado na região, de modo ostensivo, para evitar a criminalidade. A obra está ocorrendo para que possamos nos adequar às necessidades da comunidade. A princípio, as entradas ficarão abertas, sem controle, liberada 24h. Vamos continuar com o uso comum. Isso permite caminhada dentro e fora do parque. Nós contamos com vigilante na parte construída”, acrescenta Tarcysio Ferreira.

Grades vão proteger equipamentos públicos, diz representante da Prefeitura. Crédito: Lucrécio Arrais.Grades vão proteger equipamentos públicos, diz representante da Prefeitura. Crédito: Lucrécio Arrais.

A população, por outro lado, achou a medida estranha. "Não entendo porque colocam grades se vão deixar aberto e sem vigilância 24h. Penso que não precisaria de grades se a polícia realmente fiscalizasse nossa região, que não é de hoje que é vítima da criminalidade. O parque vai ficar feio", afirma dona Francisca Santos, que mora próximo ao local.

O Parque Lagoas do Norte foi fundado em 2012. Faz parte do Programa Lagoas do Norte, que implantou outros espaços de lazer na zona Norte de Teresina, como o Parque Ambiental Matias Matos, o popular Parque do Mocambinho. A ideia é despoluir e revitalizar regiões marginais às lagoas.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail