A aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 está sendo aplicada em Teresina no formato drive-thru. Nesta terça-feira (10), foram registradas filas expressivas nos pontos de vacinação na capital, abertos para idosos de mais de 65 anos e imunossuprimidos. Pessoas deste público que ainda não conseguiram se vacinar têm mais uma oportunidade nesta quinta-feira (11). 

Estarão disponíveis postos de vacinação nos mesmos locais do dia 10 de novembro. De 9h às 12 horas, o imunizante da fabricante Pfizer estará disponível nos Terminais do Parque Piauí, Itararé, Zoobotânico e Buenos Aires. No Teresina Shopping e CEU Norte o horário de aplicação de vacinas se estende de 9h às 17h, sem intervalo para almoço. 

Para tomar a terceira dose, idosos com mais de 65 anos devem ter tomado a segunda há pelo menos seis meses. No caso de imunossuprimidos, o intervalo cai para 28 dias entre a segunda e a terceira dose. A aplicação das doses é gerencida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

No Teresina Shopping a procura pela terceira dose foi expressiva nesta quarta-feira (10). Foi registrado congestionamento e filas de até três horas.

Doses em atraso 

Vale lembrar que quem atrasou a segunda dose das vacinas Astrazeneca e CoronaVac ainda têm a oportunidade de completar o ciclo vacinal nesta quinta-feira (11). As vacinas das fabricantes serão aplicadas nos Terminais Livramento e Bela Vista, de 9h às 17h. 

Teresina Shopping registrou grande procura pela vacina. Crédito: Lucrécio Arrais.Teresina Shopping registrou grande procura pela vacina. Crédito: Lucrécio Arrais.

De acordo com dados da FioCruz, 194.594 piauienses ainda não tomaram a segunda dose da vacina. 

“Queremos conclamar as pessoas que compareçam ao posto de vacinação para receber a segunda dose da vacina. Se imunizar é uma prova de respeito ao próximo e a própria vida. Tomem a segunda dose e quem tiver direito, tome a terceira, pois só a imunização completa vai nos livrar desse vírus que já matou 7.118 piauienses”, disse Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde. 

População vacinada no Piauí 

Atualmente o Piauí possui 2,8% da população vacinada com a terceira dose, o que corresponde a mais de 92 mil pessoas. Com a segunda dose, já são 52,8% da população vacina, o que corresponde a 1,7 milhão de piauienses. 

Com a primeira dose os números são mais expressivos: 2,3 milhões de piauienses parcialmente imunizados, ou 73% do contingente populacional do Estado. Os dados são do vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).