O projeto Turistando Piauí é uma verdadeira ode à autoestima do piauiense. Modéstias à parte, um dos Estados mais lindos do Brasil, com paisagens de inigualável beleza, se descortina através das redes sociais gerando o sentimento de amor e pertencimento. Além disso, fomenta uma das cadeias produtivas que é sinônimo de desenvolvimento.

O kitesurf, por exemplo, impulsiona o turismo nas praias do Piauí. Em apenas 66 km, muitas belezas estão dispostas de Ilha Grande de Santa Isabel, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia.

Belos registros feitos por quem está sempre mostrando o Piauí- Thiago AmaralBelos registros feitos por quem está sempre mostrando o Piauí- Thiago Amaral

Tanta beleza

Gustavo Castro, fundador do projeto, disse que o trabalho é necessário para divulgar tanta beleza.

 "De Norte a Sul, o Piauí foi presenteado com belezas que você só encontra aqui, mas que muita gente ainda não conhece. Com o intuito de dar visibilidade ao turismo local em âmbito nacional e internacional, além de fortalecer a retomada do turismo no período pós-pandemia da Covid-19, surgiu o Turistando Piauí", revela.

As mídias sociais e os influenciadores digitais se transformaram em estratégias de marketing para a promoção de destinos turísticos.

Um sol que encanta em meio a mata - Thiago AmaralUm sol que encanta em meio a mata - Thiago Amaral

"Com ampla visibilidade entre os mais diferentes públicos, estamos escolhendo diferentes representantes do setor para participar do projeto, que vai valorizar aquilo que temos de melhor a oferecer para quem nos visita", acrescenta.

A ideia é fomentar também o segmento. "Esperamos não só mostrar um Piauí que muita gente não conhece, como também contribuir para minimizar os impactos negativos na economia do turismo trazidos com a pandemia, já que incentivamos a vinda de novos turistas para cá”, afirma Gustavo.

O Kitesurf é uam das modalidades esportivas praticadas no litoral do Piauí - Thiago AmaralO Kitesurf é uam das modalidades esportivas praticadas no litoral do Piauí - Thiago Amaral

Projeto

O fotógrafo Thiago Amaral está na produção fotográfica do projeto. Além de belas imagens, ele conta que a ideia é ‘estourar’ o nome do Piauí pelo Brasil. 

"O projeto Turistando está na segunda fase. A ideia é trazer influenciadores de fora e mostrar o potencial do Piauí para esse público. Tem o roteiro do litoral, de Barra Grande até o Delta, além do roteiro da religião, com Amarante, Floriano, Oeiras e Santa Cruz. Também fizemos a rota das aventuras, com as mais belas cachoeiras", revela.

Seja de dia ou a noite a natureza mostra seu encanto no litoraal do Piauí - Thiago AmaralSeja de dia ou a noite a natureza mostra seu encanto no litoraal do Piauí - Thiago Amaral

Segunda temporada

O próximo passo da rota é a região do Parque Nacional da Serra da Capivara. "Vamos fazer uma segunda temporada com todo esse retorno. As pessoas procuram pacotes turísticos, e a gente nem vende, a gente só divulga. Queremos mostrar o Piauí para o Brasil e o mundo", finaliza.