mais

16 de agosto é fatal para a aviação, com 370 mortes

Este 16 de agosto tornou-se uma data fatal para a aviação comercial no mundo, em razão de três graves acidentes

Este 16 de agosto tornou-se uma data fatal para a aviação comercial no mundo, em razão de três graves acidentes aéreos em diferentes anos, que fizeram um total de 370 pessoas mortas.

O primeiro deles ocorreu em 16 de agosto de 1987, envolvendo o voo Northwest Airlines 255, que era uma operação comercial regular de passageiros, entre o Aeroporto Internacional MBS de Saginaw, Míchigan, e o Aeroporto John Wayne de Santa Ana, Califórnia, com escalas no Aeroporto Metropolitano Detroit-Wayne County em Romulus, Míchigan e o Aeroporto Internacional Sky .

O McDonnell Douglas MD-82 com matrícula N312RC, apresentou problemas logo depois de descolar de Detroit, às 20:46 hora local (EDT), toda a tripulação e todos os passageiros morreram com exceção de uma menina de 4 anos, Cecelia Cichan, que sofreu feridas graves. Foram mortos 154 dos seus 155 ocupantes e mais duas pessoas que se encontravam em terra.

Capitão Maus era um piloto experimentado que levava na linha aérea há 31 anos. Outros pilotos que voaram com Maus descreveram-no como um "piloto competente e capaz" que tinha uma reputação de operar "segundo as regras".

A única sobrevivente foi a menina de quatro anos Cecelia Cichan de Tempe, Arizona. Sua mãe, Paula Cichan, morreu no acidente, junto com seu pai, Michael, e seu irmão de 6 anos, David.

Voo 708 da West Caribbean Airways cai e provoca 160 mortes - Imagem: Reprodução/InternetVoo 708 da West Caribbean Airways cai e provoca 160 mortes - Imagem: Reprodução/Internet

Após o acidente, Cecelia viveu com familiares em Birmingham, Alabama, quem protegeram-na da atenção pública. Em 2006 Cecelia se graduou em Psicologia pela Universidade de Alabama de Tuscaloosa, Alabama.

Um dos passageiros falecidos foi Nick Vanos, pívô da equipe de basquete Phoenix Suns. Também morreram dois motoristas que circulavam pela Middlebelt Road.

O outro acidente, também com um número elevado de mortos, aconteceu em 16 de agosto de 2005, com o voo 708 da West Caribbean Airways, que tinha como destino a Martinica, um departamento ultramarino francês, partindo veio a se acidentar na madrugada deste mesmo dia, vitimando todos os seus passageiros.

As causas do acidente foram apontadas como falha do piloto. Morreram todos os 152 passageiros e os seis tripulantes, totalizando 160 pessoas.

Quando decolou, já atrasado, do aeroporto da Cidade do Panamá, o avião, estava com sua lotação máxima de 152 passageiros e 8 membros da tripulação. A Maioria dos passageiros era de origem francesa da Martinica e a tripulação era colombiana.

Durante a madrugada, a tripulação do avião reportou para a torre de controle local uma pane nos dois motores causada pela tempestade que enfrentavam. Pouco tempo depois o avião caiu em uma área entre a Colômbia e a Venezuela, nos arredores de Machiques. Todas as pessoas que estavam a bordo do jato morreram, sendo o maior desastre aéreo a ocorrer na Venezuela.

O terceiro grave acidente aéreo foi registrado em 16 de Agosto de 2015, quando um avião da Trigana Air Service desapareceu na província de Papua, na Indonésia, levando 55 pessoas, sendo 44 passageiros, 5 tribulantes e 5 crianças/bebês. Todos morreram.

O avião modelo ATR 42 da Trigana Air Service partiu em um voo doméstico de Jayapura, capital da província de Papua, com destino a Oksibil, distrito que também fica em Papua, na Indonésia.

O voo tinha duração prevista de 54 minutos e teria desaparecido 33 minutos depois de decolar. A tripulação não teria relatado nenhum problema durante o voo.

O avião decolou do Aeroporto Sentani, em Jayapura, às 14h22 do horário local (2h22 do horário de Brasília) e deveria pousar em Oksibil às 15h16 do horário local (3h16 do horário de Brasília). O

Moradores da área relataram que viram a queda do avião às autoridades e o diretor-geral de Aviação do Ministério indonésio de Transportes, M. Prasetyo, confirmou que a aeronave foi encontrada em uma montanha do subdistrito de Okbape, com base no relato dos moradores.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail