Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Atentado no centro de Wall Street, em Nova York, deixa 38 mortos

Um atentado de enorme repercussão e impacto na vida dos Estados Unidos, aconteceu em Wall Street no dia 16 de setembro de 1920, no distrito financeiro de Manhattan, Nova York.

A explosão matou 30 pessoas imediatamente e outras oito morreram depois por conta de ferimentos. No total, foram 38 mortos, figurando como o maior atentado até aquele momento. Houve 143 feridos graves e o número total de atingidos foi da ordem de centenas.

Num momento da historia ainda desprovido de tecnologia e em que os meios de transporte ainda eram rudimentares, o atentado foi praticado tendo como meio uma carroça puxada a cavalo.

Ao meio-dia, uma carroça puxada por cavalos passou pelas multidões que estavam na hora do almoço em Wall Street e parou em frente à sede do banco J. P. Morgan, no centro financeiro da cidade. No interior da carroça, havia 100 libra (massa)s (45 kg) de dinamite com 500 libra (massa)s (230 kg) da pesada, de faixas de ferro fundido, que rasgaram o ar após a explosão. O cavalo e a carroça foram foram transformados em pequenos fragmentos, mas acredita-se que o carroceiro fugiu.

O bombardeio nunca foi solucionado, apesar de pesquisadores e historiadores acreditarem que o atentado de Wall Street tenha sido realizado pelos galleanistas (anarquistas italianos), um grupo responsável por uma série de atentados a bomba do ano anterior. O ataque foi relacionado a agitação social, trabalhista e anti-capitalista nos Estados Unidos pós-guerra.

O ataque de Wall Street matou mais pessoas do que o atentado contra o Los Angeles Times em 1910, que até então era o mais mortal ato de terrorismo em solo estadunidense . O número de mortes foi ultrapassado no Massacre de Bath School, em 1927.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar