Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Catedral de Notre Dame, fechada, deixa católicos na orfandade

Passado um ano, hoje, do gigantesco incêndio que quase a deixou no chão, em 15 de Abril de 2019, a Catedral de Notre Dame, em Paris, segue fechada, deixando a população católica e os milhares de turistas que a ela acorriam, todos os dias, numa espécie de orfandade.

Na sexta-feira passada, a Sexta-Feira Santa, marco do martírio de Jesus, celebrado secularmente pela Igreja Católica e por muitos segmentos cristãos, Paris viu uma cena incomum e bastante triste: no interior da Notre Dame foi celebrada uma missa, com as portas da Catedral fechadas, sem ninguém no seu interior, com exceção de seis pessoas, lideradas pelo arcebispo Michel Aupetit, que presidiu a celebração. Os parisienses só puderam ver através de imagens da Internet.

Crédito: Ludovic Marin/AFP

Crédito: Reuters

Percebeu-se quase uma expressão de morte quando o arcebispo Aupetit, diante da coroa de espinhos de Cristo – uma das relíquias sagradas salvas pelos bombeiros durante o incêndio-, declarou: “a vida está aqui.”, Era uma clara alusão não apenas à tragédia de 15 de Abril de 2019, mas, do mesmo modo, à sideração mundial da humanidade diante da pandemia do Coronavírus.

Desde meados de março, as reformas da Catedral de Notre-Dame foram colocadas em pausa devido à pandemia de Covid-19 na França. Antes do adiamento, a previsão era de que as obras durassem ao menos cinco anos para que a igreja volte a ser reaberta ao público.

Crédito: Benoit Tessier/Reuters

Os eventos da Quinta-feira Santa, que eram tradicionalmente realizados na Notre-Dame, foram transferidos à Basílica do Sacré-Coeur, em Montmarte, norte de Paris.

Devido às medidas de confinamento impostas desde 17 de março pelo governo francês, nenhuma missa de Páscoa será aberta ao público. Muitas dioceses estão realizando a portas fechadas os eventos tradicionais deste período e realizando a transmissão deles pela internet.

Crédito: Reuters

O grande incêndio que se deflagrou na Cetedral de Notre Dame de Paris, em 15 de Abril passado, teve início ao fim da tarde no telhado do edifício, e causou danos consideráveis, muitos deles definitivos. A agulha da catedral e o telhado colapsaram, o interior foi seriamente danificado e muitos artefatos e imagens foram gravemente danificados.

A Catedral de Notre Dame de Paris data do século XII, compondo-se de uma mistura de cantaria nas estruturas de suporte, e de madeira nos telhados principais e na sua agulha inônica. Em 2018, um apelo emergencial declarou que a catedral necessitava de manutenção e restauro.

Crédito: Pierre Suu/Getty Images

Crédito: Regis Duvignau/Reuters

Crédito: Petit Tesson/Reuters




Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar