Em 5 de abril de 1994, Kurt Cobain, cantor e compositor, líder da banda Nirvana, comete suicídio no auge da fama com um tiro de espingarda na cabeça, sendo encontrado apenas cerca de dois dias depois. Cobain tinha apenas 27 anos de idade, nascido em Aberdeen, nos Estados Unidos, em 20 de Fevereiro de 1967.

O corpo foi achado por um eletricista contratado para instalar equipamentos de segurança que arrombou uma janela após desconfiar que havia algo errado. Ao lado do cadáver foi encontrada uma carta de suicídio escrita com tinta vermelha, endereçada à mulher Courtney Love e à filha Frances. A grande quantidade de heroína encontrada em seu corpo leva um grupo mais desconfiado a supor que Kurt foi assassinado (por não ser possível a alguém tão dopado colocar a arma na cabeça e puxar o gatilho.

No dia 1 de março de 1994, durante uma turnê, Cobain se afundou no vício em heroína e na última apresentação em Munique, Alemanha, Cobain é diagnosticado com bronquite e é levado para Roma para tratamento.

Com apenas 27 anos, Kurt Cobain se mata com um tiro de espingarda - Foto: ReproduçãoCom apenas 27 anos, Kurt Cobain se mata com um tiro de espingarda - Foto: Reprodução

No dia 3 de março, ao acordar, sua esposa percebe que Cobain sofreu uma overdose. Levado imediatamente para o hospital, passou o resto do dia inconsciente. Após cinco dias no hospital, Cobain foi liberado.

Na volta à sua mansão em Seattle, Kurt Cobain escreveu uma carta de despedida e se suicidou com um tiro na cabeça.

Kurt Cobain (1967-1994) foi um cantor, compositor e músico norte-americano. Foi o fundador, vocalista e guitarrista da banda Nirvana. Era viciado em drogas.

Kurt Donald Cobain nasceu em Aberdee, ao sul do estado de Washington, Estados Unidos, no dia 20 de fevereiro de 1967. Era filho de um mecânico e de uma garçonete.

Kurt cresceu em uma família de tradição musical, onde seus tios tocavam em bandas da região. Com dois anos começou a cantar, já mostrando seus dons musicais.

Quando estava com sete anos, seus pais se separaram e Cobain tornou-se uma criança reclusa e rebelde. Passava a maior parte do tempo sozinho ouvindo música e pintando.

Sem lugar certo para morar, vivia com o pai, com a mãe, com amigos e parentes. Duas semanas antes de se formar no ensino secundário, abandonou a escola.

Apaixonado pelo rock, ao completar 14 anos ganhou de presente sua primeira guitarra elétrica e logo estava tocando e fazendo suas próprias canções.

Kurt Cobain formou sua primeira banda, a “Fecal Malter”, com o baixista Dale Crover, mas em 1985 conheceu Krist Noviselic e juntos se mudaram para Olympia, atraídos pelo cenário musical da cidade.

A banda de Kurt Cobain tocava em shows e bares da cidade. Em 1986, teve diversas formações e em cada uma delas mudava de nome. No final desse mesmo ano, a banda estava formada por Cobain, o vocalista e guitarrista, Krist no baixo, e Chad Channing na bateria, e finalmente adota o nome de “Nirvana”.

Em dezembro de 1988, a banda lançou seu primeiro single com “Love Buzz”. Em 1989, já com um público fiel, lançou se primeiro álbum “Bleach”. Cobain se destacava por seu carisma e por suas letras com as quais o público jovem se identificava.

Nesse mesmo ano, o grupo embarcou em sua primeira turnê nacional. Ainda em 1989, Kurt Cobain conhece Courtney Love, a vocalista da banda de rock “Hole”. A união dos dois foi explosiva e traduziu o que é a vida de sexo, drogas e rock roll.

Em 1990, com novo baterista, Peters, o Nirvana grava seu segundo single, “Silver”. Além da música título tinha também a música “Dive”.

Com o produtor Butch Vig, gravou também o EP “Blew”, com seis músicas, entre elas, a primeira versão de “Smells Like Teen Spirit”, que mais tarde se tornaria a canção de maior sucesso do conjunto. Em outubro, Dave Grohl torna-se o baterista definitivo da banda.

O segundo disco do trio, intitulado “Nevermind”, lançado em 1991, vendeu 30 milhões de cópias em todo o mundo, e anunciou a chegada de um novo gênero – o grunge – e transformou Seattle na capital do rock.

Produzido por Butch Vig, que poliu, mas não domesticou a sonoridade áspera do trio, o disco fez do Nirvana um sucesso que seu líder, Kurt Cobain, não soube administrar.

Em 1992, Kurt e Courtney, ela já grávida, casam-se no Havaí. Kurt foi de pijama à cerimônia. Sua filha Frances Bean Cobain nasceu logo depois. Nessa época o casal se refugiou em um apartamento em Los Angeles.

Com um ritmo alucinante de shows, o grupo se apresentava com roupas rasgadas e velhas, além de protagonizar as costumeiras seções de quebra-quebra de instrumentos.

Em janeiro de 1993, o Nirvana veio ao Brasil e durante um show no Extinto festival Hollywood Rock, Kurt Cobain abaixou as calças e cuspiu na câmera.

Mesmo com vários problemas, no dia 23 de setembro desse mesmo ano, foi lançado o disco “In Utero”, em que se destacou a música “Heart-Shaped Box”

No dia 8 de janeiro de 1994, a banda fez sua última apresentação nos Estados Unidos no Center Arena de Seattle. Depois de uma breve parada, no dia 2 de fevereiro o trio parte para a última turnê pela Europa.