Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Elvys Presley, o rei do rock, faz sua primeira exibição

Em 28 de Janeiro de 1956, há exatos 64 anos, Elvis Presley, que viria a se consagrar como o mais popular artista musical dos  Estados Unidos,  fez a sua estreia em rede nacional nos Estados Unidos quando se apresentou no Stage Show.

Elvis Presley , imortalizado como o “ Rei do Rock”, entrou para a história como um dos artistas mais bem sucedidos de todos os tempos, mas até esse início na televisão, ele era  apresentado acanhadamente como apenas  “novidade” e “revelação”. A diferença é que a velocidade com que ele pulou do status de promessa para grande estrela foi bastante rápida.

Pouco menos de um ano antes, ele havia se apresentado em um canal de TV local da Louisiana, mas essa foi a primeira vez de Elvis Presley para o grande público e ele aproveitou a oportunidade. Com todo seu talento, subiu ao palco mandando ver um medley de “Shake, Rattle and Roll” e “Flip, Flop and Fly”, de Joe Turner e “I Got A Woman”, de Ray Charles.

Apenas dois dias depois da apresentação no Stage Show, a primeira de seis entre Janeiro e Abril daquele ano, Elvis gravou sua versão de “Blue Suede Shoes”, de Carl Perkins, que tornou-se uma das suas marcas registradas.

Pouco tempo depois, Elvis Presley lançou seu primeiro álbum, assegurando uma estreia retumbante . Seu lançamento oficial ocorreu em 23 de março de 1956, através do selo RCA Victor. O álbum conta com gravações que vão de julho de 1954 a janeiro de 1956. Os produtores responsáveis são Sam Phillips (Sun recordings) e Steve Sholes (RCA recording).


Elvis Aaron Presley nasceu em Tupelo, no Estado norte-americano do Mississippi, em 8 de janeiro de 1935, na casa de dois cômodos construída por seu pai, Vernon Elvis Presley, em preparação para o nascimento do filho.

Jesse Garon Presley, seu irmão gêmeo idêntico, veio ao mundo 35 minutos antes dele, natimorto. Presley tornou-se próximo de ambos os pais e formou um vínculo especialmente estreito com sua mãe. A família frequentou uma igreja da Assembleia de Deus, onde encontrou sua inspiração musical inicial.

Do lado de sua mãe, a ascendência de Presley era escocesa/irlandesa, com algum laço francês. Gladys, a mãe de Elvis, e o resto da família aparentemente acreditavam que sua tataravó, Morning Dove White, era Cherokee; no que a biografia de Elaine Dundy apoia a ideia, mas há, pelo menos, um pesquisador da genealogia do Rei que a contestou. Os antepassados de Vernon eram de origem alemã ou escocesa.

Gladys era considerada, por parentes e amigos, como o membro dominante da pequena família. Vernon mudou de um trabalho para o outro, evidenciando pouca ambição. A família muitas vezes contou com a ajuda de vizinhos e assistência alimentar do governo.

Em 1938, eles perderam sua casa depois que Vernon foi considerado culpado de alterar um cheque a seu proprietário e algum empregador. Ele foi preso por oito meses, enquanto Gladys e Elvis foram morar com parentes.

Em setembro de 1941, Presley entrou na primeira série pelo East Tupelo Consolidated, onde seus professores o consideravam ‘mediano’. Ele foi incentivado a participar de um concurso de canto depois de impressionar seu professor com uma versão da música country “Old Shep”, de Red Foley, durante as orações matinais. (Nota do Blog: Clyde Julian Foley, conhecido profissionalmente como Red Foley, foi um cantor, músico e apresentador de rádio e TV que contribuiu muito para o crescimento da música country após a Segunda Guerra Mundial).

O concurso, realizado no Mississippi-Alabama Fair and Dairy Show em 3 de outubro de 1945, foi sua primeira apresentação pública. Presley, de dez anos, estava vestido de vaqueiro; ele ficou em uma cadeira para alcançar o microfone e cantou “Old Shep”. Ele se lembrou de ter ficado em quinto lugar.

Alguns meses depois, Presley recebeu seu primeiro violão em seu aniversário; ele esperava por algo diferente – fontes diversas afirmam uma bicicleta ou um rifle.

No ano seguinte, ele recebeu lições básicas de violão de dois de seus tios e do novo pastor da igreja da família. Presley lembrou: “Eu peguei o violão, observei as pessoas e aprendi a tocar um pouco. Mas eu nunca cantaria em público. Eu era muito tímido para isso”.

Em setembro de 1946, Presley entrou em uma nova escola, Milam, para o sexto ano; e era considerado um solitário. No ano seguinte, ele começou a trazer seu violão para a escola diariamente. Ele tocava e cantava durante a hora do almoço, e era frequentemente provocado como um garoto ‘vulgar’ que tocava música caipira. Até então, a família vivia em um bairro predominantemente afro-americano.

Presley era um fã do show de Mississippi Slim na estação de rádio Tupelo WELO. Ele foi descrito como ‘louco por música’ pelo irmão mais novo de Slim, que era um dos colegas de classe de Presley e muitas vezes o levava para a rádio. (Nota do Blog: Carvel Lee Ausborn, mais conhecido por seu nome artístico, Mississippi Slim, era um cantor caipira que teve um programa de rádio na TELO de Tupelo, no final dos anos 1940).

Slim complementou as aulas de violão de Presley, demonstrando técnicas de acordes. Quando o seu prodígio tinha doze anos, Slim o programou para duas apresentações no ar. Presley foi superado pelo medo do palco na primeira vez, mas teve sucesso na semana seguinte.

Mudança para o Tennessee

Em novembro de 1948, a família mudou-se para Memphis, no Tennessee. Depois de residir por quase um ano em cômodos, eles receberam um apartamento de dois quartos no complexo habitacional conhecido como Lauderdale Courts.

Inscrito na L. C. Humes High School, Presley recebeu apenas um C, em música, na oitava série. Quando seu professor de música lhe disse que ele não tinha aptidão para cantar, ele trouxe seu violão no dia seguinte e cantou um sucesso recente, “Keep Them Cold Icy Fingers Off Me”, em um esforço para provar o contrário. Mais tarde, um colega de classe lembrou que a professora “concordou que Elvis estava certo quando disse que ela não gostava de seu tipo de canto”.

Ele costumava ser muito tímido para se apresentar abertamente e ocasionalmente era intimidado por colegas que o viam como um “filhinho da mamãe”.

Em 1950, ele começou a praticar violão regularmente sob a tutela de Lee Denson, um vizinho dois anos e meio mais velho. Eles e três outros garotos - incluindo dois futuros pioneiros do rockabilly, os irmãos Dorsey e Johnny Burnette - formaram um coletivo musical informal que tocava com regularidade. (Nota do Blog: Dorsey Burnette foi um cantor americano de rockabilly. Com seu irmão mais novo, Johnny Burnette, e um amigo chamado Paul Burlison, ele foi um dos fundadores do The Rock and Roll Trio. Ele também é o pai do músico country e membro do Fleetwood Mac, Billy Burnette./Nota do Blog: John Joseph "Johnny" Burnette foi um cantor e compositor americano de rockabilly e pop music).

Em setembro daquele ano, ele começou a trabalhar como assistente do Teatro Estadual de Loew. Outros trabalhos foram na Precision Tool, novamente no Loew's e MARL Metal Products.

Presley começou a se destacar mais entre seus colegas de classe, em grande parte por causa de sua aparência: ele criou suas costeletas e modelou seu cabelo com óleo de rosas e vaselina. Em seu tempo livre, dirigia-se à Beale Street, o coração da próspera cena de blues de Memphis, e olhava ansiosamente as roupas selvagens e vistosas nas vitrines da Lansky Brothers. (Nota do Blog: Lansky Brothers (mais conhecido como Lansky's) é uma alfaiateria em Memphis, Tennessee, dirigida por Bernard Lansky. Ela ganhou reconhecimento mundial por ser o local escolhido para comprar roupas para músicos, incluindo Roy Orbison, Isaac Hayes e Elvis Presley).

No seu último ano de ensino médio, ele usava estes tipos de roupas. Superando sua reticência em atuar fora dos Lauderdale Courts, ele competiu no show anual ‘Minstrel’ de Humes, em abril de 1953. Cantando e tocando violão, ele estreou com “Till I Waltz Again with You”, um sucesso recente de Teresa Brewer. (Nota do Blog: Teresa Brewer foi uma cantora americana cujo estilo incorporou country, jazz, R&B, musicais. Ela foi uma das cantoras mais prolíficas e populares da década de 1950, gravando quase 600 músicas). Desde então, o tímido garoto conheceu a popularidade.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar