Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Faz 76 anos o alpinista que escalou 14 montanhas de 8 mil metros

Neste 17 de Setembro, Reinhold Messner (Brixen/Bressanone (Itália), completa 76 anos de idade, nascido 17 de setembro de 1944, o fenômenal atleta que se transformou no alpinista mais consagrado do mundo, o melhor de todos os tempos. 

Ele foi o primeiro a conseguir escalar todas as 14 montanhas com mais de 8.000 metros, sem oxigênio suplementar e desafiando sempre condições e situações extremas com enormes dificuldades técnicas. Completou esse feito entre os anos 1970 até 1986 com um total de 18 subidas, abrindo sete novas rotas - das quais duas em caráter puramente solitário e realizando a segunda travessa (Nanga Parbat) e a primeira combinação em absoluto de dois cumes em cima de 8000 mil metros (Gasherbrum I & II). Para todos esses feitos o Messner ganhou em 2010 o prestigioso prêmio Piolet d'Or pela carreira.

Messner foi também o primeiro, junto com Peter Habeler, a escalar o Everest sem utilizar oxigênio suplementar em 1978 e o primeiro a alcançar, dois anos depois, o teto do mundo em situação solitária, sempre sem oxigênio suplementar , "naquele que é considerado o maior feito do montanhismo em todos os tempos" . Em 1978 ele foi também a primeira pessoa que atingiu um oito mil em solitário, o Nanga Parbat.

Na mesma montanha realizou em 1970 junto com seu irmão Günther a segunda travessia em absoluto de um oito mil (depois do Everest em 1963), subindo pelo lado Rupal, a parede vertical mais alta do mundo, a qual com os seus 4500 metros era ainda inviolada, e descendo pelo lado Diamir. Foi um feito alpinista impressionante, no qual os irmãos Messner foram obrigados de bivacar vários dias sem comida nem abrigo e onde no final da descida o Günther morreu, provavelmente a causa de uma avalancha.

O montanhista nasceu em Bressanone, cidade de região do Trentino-Alto Ádige na Itália, em 1944. Atualmente a cidade possui pouco mais de 20.000 habitantes. Messner cresceu cercado pelas Dolomitas, uma parte dos Alpes Italianos e, curiosamente, a região é uma área que fala o idioma alemão (apesar de estar na Itália). Por essa razão, Messner está sempre falando em alemão.

Quando tinha 13 anos, ele começou a escalar com seu irmão Günther, de 11 anos e quando ambos estavam com vinte e poucos anos, eram considerados um dos melhores alpinistas da Europa. Desde a adolescência, ele se tornou um alpinista experiente e começou a conquista dos picos próximos, favorecendo um estilo de escalada mais minimalista, que envolvia apenas o equipamento mais essencial.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar