No dia 19 de janeiro de 1978 o último exemplar do Fusca sai da linha de monta­gem da Volkswagen na fábrica instalada  em Emden, uma cidade da Alemanha localizada no estado da Baixa Saxônia.  A produção do carro na Amé­rica Latina , no entanto, continuaria  até 2003. – O Fusca (no Brasil) ou Caro­cha (em Portugal) foi o primeiro modelo de automóvel fabricado pela companhia alemã Volkswa­gen. 

Fusca, maior sucesso da Volkswagen, deixa de ser fabricado na Alemanha - Imagem 1

Foi o carro mais vendido no mundo ultrapassando em 1972 o recorde que pertencia até en­tão ao Ford Modelo T. O último modelo do VW Se­dan foi produzido no Mé­xico em 2003. A história do Fus­ca é uma das mais complexas e longas da história do automóvel. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envol­veu várias empresas e até mes­mo o governo de seu país, e le­varia à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no proces­so. Alguns pontos são obscuros ou mal documentados, já que o projeto inicialmente não teria tal importância histórica, e cer­tos detalhes perderam-se com a devastação causada pela Segun­da Guerra Mundial.

Fusca, maior sucesso da Volkswagen, deixa de ser fabricado na Alemanha - Imagem 2

Foi somente em 1986, que o Fusca saia de linha pela primeira vez no Brasil. Com isso, a única planta que continuo produzindo o modelo foi a de Puebla.

Em 1993, a Volkswagen voltou a fabricar o Fusca no País, a pedido do então Presidente da República, Itamar Franco. O carro teve sobrevida até 1996, quando se aposentou de forma definitiva no Brasil. Para marcar o fim da produção, a Volkswagen lançou a edição especial Série Ouro.

Fusca, maior sucesso da Volkswagen, deixa de ser fabricado na Alemanha - Imagem 3

Fusca, maior sucesso da Volkswagen, deixa de ser fabricado na Alemanha - Imagem 4

Fusca, maior sucesso da Volkswagen, deixa de ser fabricado na Alemanha - Imagem 5

Fusca, maior sucesso da Volkswagen, deixa de ser fabricado na Alemanha - Imagem 6