Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Genialidade faz legado de Charlie Chaplin ser atual

Nascido em 16 de abril de 1889, há 131 anos,  em Londres, Charles Spencer Chaplin, mundialmente conhecido como Charlie Chaplin, não apenas se tornou um ícone famoso pelas suas atuações nos filmes do cinema mudo, universo em que atuou, com igual brilho e talento, como diretor, produtor,empresário, escritor, roteirista e músico. Chaplin foi de uma genialidade tamanha nas suas criações artísticas e literárias, que seu legado permanece rigorosamente atual.

Chaplin foi além de seu tempo. Com o uso da mímica e do pastelão, criou filmes extraordinários como “O Imigrante”, “O Garoto”, “Em Busca do Ouro”, “O Circo”, “Luzes da Cidade”, “Tempos Modernos”, “O Grande Ditador”, “Luzes da Ribalta”, “Um Rei em Nova York”, e a “Condessa de Hong Konmg”.

Em muitos de seus filmes, a exemplo de “Tempos Modernos” e “O Grande Ditador”, Chaplin assumiu um papel político desafiador e revolucionário, emprestando ao seu vigoroso trabalho uma atualidade gritante relativamente aos temas que abordava, como a crítica severa e corajosa às ditaduras , e muito diretamente ao emergente Adolfo Hitler – que viria a ser o maior sanguinário da Alemanha,-, e às cruéis relações de trabalho vigentes à época, com exploração espantosa dos trabalhadores, condições ainda muito atuais em muitas partes do mundo.

Seu principal e mais famoso personagem ficou conhecido como Carlitos ou “O Vagabundo” no Brasil. Trata-se de um andarilho pobre de modos refinados. Com o seu bigodinho típico, ele vestia um fraque preto desgastado, assim como suas calças e sapatos, estes maiores do que o seu pé, além cartola e bengala. Em 1952, Chaplin deixou os EUA e nunca mais voltou, pois teve seu visto negado por conta da perseguição ideológica que sofria na época do macarthismo. Depois disso, ele decidiu viver na Suíça.

Charlie Chaplin atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes, sendo fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem dedicou um de seus filmes. Sua carreira no mundo artístico durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido, até sua morte, em 25 de Dezembro de 1977, aos 88 anos de idade.

Chaplin é o cineasta mais homenageado de todos os tempos. Ainda em vida foi condecorado Cavaleiro do Império Britânico, recebeu a Ordem Nacional da Legião da Honra (França), Doutor Honoris Causa (Universidade de Oxford) e ganhou o Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972. Chaplin morreu no dia 25 de dezembro de 1977, em Corsier-sur-Vevey, na Suíça.



Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar