mais

Nos 3 anos de casados, Harry e Meghan aumentam briga com realeza britânica

O casamento nunca fora bem aceito na família real, especialmente por parte do pai, Charles.

Ao completar hoje três anos de seu badalado casamento, Harry (Henrique) e Meghan Markle vivem a cada dia um progressivo afastamento da família real britância. Harry, Henrique de Gales, é o segundo filho de Charles, Príncipe de Gales e Diana, Princesa de Gales, e sexto na linha de sucessão de sua avó, Isabel II. A noiva, Meghan Markle, é uma atriz norte-americana que era uma das protagonistas da série Suits.

O casamento nunca fora bem aceito na família real, especialmente por parte do pai, Charles, e situação piorou de modo bastante acentuado depois que o casal decidiu largar o convívio com a realeza para viver fora da Inglaterra.

O casamento de Harry de Gales e Meghan Markle foi um evento da família real britânica que ocorreu em 19 maio de 2018. A cerimônia teve lugar na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, Windsor, Inglaterra. O noivo, príncipe Henrique, é neto da rainha Isabel II. A noiva, Meghan Markle, é uma atriz norte-americana.

Casamento de Harry e Meghan foi um evento que ocorreu em 19 de maio de 2018 - Foto: Alexi Lubomirski/AFPCasamento de Harry e Meghan foi um evento que ocorreu em 19 de maio de 2018 - Foto: Alexi Lubomirski/AFP

A cerimônia religiosa foi conduzida com base na liturgia cristã para o casamento descrita no Livro de Oração Comum da Igreja de Inglaterra, igreja-mãe da Comunhão Anglicana.

O casal mantinha relacionamento desde junho de 2016, entretanto a relação só veio a público em setembro do mesmo ano. Em 8 de novembro, uma declaração oficial foi divulgada pelo secretário de comunicações da família real para enfrentar a "onda de abuso e assédio" dirigida a Markle que seguiu o anúncio de seu relacionamento com o príncipe Harry.

Markle é a segunda norte-americana e a primeira pessoa multirracial a se casar com um membro da família real britânica. Após o casamento, o casal passou a residir em Nottingham Cottage, no palácio do Kensington Palace.

Markle é a primeira pessoa multirracial a se casar com um membro da família - Foto: Dominic Lipinski/Pool via REUTERS Markle é a primeira pessoa multirracial a se casar com um membro da família - Foto: Dominic Lipinski/Pool via REUTERS 

Ao contrário do Casamento de Guilherme de Gales e Catherine Middleton, em 2011, o governo britânico não declarou a data do casamento de Henrique e Meghan Markle como feriado. O casamento ocorreu no mesmo dia da final da Copa da Inglaterra, que normalmente conta com a presença de Guilherme enquanto presidente da The Football Association. A realização do casamento em um sábado quebrou a tradição da realeza britânica de casar-se em dia de semana. Em 12 de fevereiro de 2018, o Palácio de Kensington anunciou que a cerimônia teria início ao meio-dia (horário local).

A relação de Harry e Meghan Markle com a realeza estava abalada desde que o casal abdicou aos cargos seniores na Coroa britânica, no ano passado. O trajeto rumo à reconciliação entre os parentes da rainha Elizabeth II ficou mais distante quando os duques de Sussex resolveram colocar a boca no trombone e externar a própria versão sobre a vida na família real, em entrevista no programa da apresentadora Oprah Winfrey, em março. De todos os atingidos com as declarações do casal, o príncipe William é o mais “zangado”, de acordo com uma expert britânica.

O governo britânico não declarou a data do casamento como feriado - Foto: Dylan Martinez/Reuters O governo britânico não declarou a data do casamento como feriado - Foto: Dylan Martinez/Reuters 

Esta semana veio à tona mais um capítulo dessa história de estranhamento do Príncipe Harry com a realiza, quando ele declarou exigir que Meghan Markle faça oficialmente parte de evento em homenagem a Diana. De acordo com a imprensa, duque de Sussex pode deixar de ir à inauguração da estátua de Lady Di caso sua esposa não possa ter espaço na cerimônia.

A celebração foi anunciada pelo duque de Sussex e seu irmão mais velho, o príncipe William em 2017, no marco de 20 anos da morte da princesa de Gales. Para honrar a memória de Lady Di e todos os seus feitos, uma estátua dela será inaugurada na Inglaterra no dia 1º de julho, quando ela completaria 60 anos.

Entrevista polêmica do casal repercutiu em todo o mundo - Foto: ReproduçãoEntrevista polêmica do casal repercutiu em todo o mundo - Foto: Reprodução

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail