Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Primeiro bebê de proveta do Brasil faz hoje 36 anos

Está completando hoje 36 anos do nascimento de Anna Paula Caldeira, que se tornou famosa por ter sido o primeiro “bebê de proveta” do Brasil, ou seja, uma criança que foi gerada por uma inseminação artificial ou fertilização in vitro, não resultante de uma relação sexual entre um homem e uma mulher. Ou seja, de uma fecundação gerada em laboratório.

Anna Paula Caldeira

Hoje, formada em Nutrição, Anna Paula mora com sua família em Curitiba, no Paraná, dedicada ao trabalho, dividindo seu tempo com aulas de ioga, academia e viagens às praias nos fins de semana. Ela confessa admiração e agradecimento por Robert Edwards, o cientista que foi pioneiro no método da fertilização in vitro, consagrado por ter recebido o Prêmio Nobel de Medicina e que morreu aos 87 anos de vida.

A operação de fertilização da mãe, Ilza Caldeira, foi realizada por Milton Nakamura, médico falecido em 1997. "Junto com minha mãe, outras cinco mulheres também tentaram ter filhos mas não conseguiram", disse Anna. "Desde então, já conversei e tirei muitas dúvidas de mães que querem engravidar por métodos considerados normais, mas não conseguem. Acho que ajudamos muito para que novas famílias se formassem", conta Ilza.

Anna Paula se formou em nutrição em 2005. Apesar da proximidade com a área da saúde, ela diz que não tem curiosidade em acompanhar casos semelhantes ao dela. "Só quando é algo que chama muito a atenção", explica.

Anna foi a primeira bebe de proveta do Brasil

Sua mãe, Ilza, confessa: "Eu tenho relação de carinho muito com todos os meus filhos. Mas a Anna, por ser a mais nova, acabou ficando a raspinha do tacho. É uma convivência muito gostosa, desde pequenininha. Nós estamos sempre juntas dividindo sonhos e a vida", declarou a mãe.

O primeiro bebê de proveta do mundo foi Louise Brown, uma inglesa que trabalha e vive em Bristol, na Inglaterra. Ela nasceu em 25 de julho de 1978, causando a maior revolução científica da história no campo da reprodução assistida. Hoje ela tem 42 anos de idade.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar