Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Tragédia em estádio deixou 96 mortos em semi da Copa da Inglaterra

Tragédia em estádio deixou 96 mortos em semi da Copa da Inglaterra
Getty Images |

Em 15 de Abril de 1989, 96 pessoas morreram, quase a totalidade esmagadas e pisoteadas, no estádio britânico de Sheffield, após a invasão violenta de 2 mil torcedores aos 6 minutos da partida Liverpool x Nottingham, pela semifinal da Copa da Inglaterra. A tragédia de Hillsborough completa 30 anos nesta segunda-feira. Técnicos, dirigentes e torcedores dos dois times prestam hoje homenagens às vítimas, num esforço comum para que fatos dessa gravidade jamais se repitam.

Aliás, depois dessa inesquecível tragédia, as leis britânicas sobre tumultos em eventos públicos, especialmente em estádios de futebol, endureceram drasticamente, garantindo mais segurança nos acontecimentos esportivos. 

Getty Images 

Em 1989, o Hillsborough era um dos poucos estádios na Inglaterra considerados aptos a receber jogos de grande porte, como era aquela semifinal de Copa da Inglaterra. Não só pela capacidade (mais de 50 mil pessoas à época), mas justamente por ter alambrado separando torcedores do gramado.

No fim dos anos 80, a Inglaterra vivia o auge do hooliganismo. Os clubes do país estavam banidos das competições europeias exatamente pelo mau comportamento dos fãs do Liverpool. A punição se deu após a final da Copa dos Campeões da Europa de 1985, no estádio de Heysel, na Bélgica, contra o Juventus. Na ocasião, 39 torcedores, a grande maioria do Juventus, morreram imprensados contra um muro após tumulto iniciado pelos fãs dos Reds.

Getty Images 

A polícia inglesa perdera totalmente o controle da situação e demorou a entender que o desespero das pessoas que forçavam as grades da beira do campo se dava porque elas tentavam salvar suas vidas. Ainda assim, dezenas de policiais, em vez de ajudar as vítimas, formaram um cordão de isolamento no meio do campo, temendo que os "invasores" partissem em direção à torcida do Nottingham Forest para brigar.

As investigações comprovaram que a tragédia aconteceu porque os torcedores do Liverpool, com ingresso comprado, não conseguiam entrar no estádio. Como foi dado o apito inicial, houve empurra-empurra do lado de fora e um dos portões foi aberto. A multidão se dirigiu diretamente à ala central, onde não havia mais lugares (deveria ter sido conduzida às alas laterais, que tinham lugares). Os torcedores que estavam junto ao alambrado foram esmagados. No total, 96 morreram e centenas saíram feridos.






Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×