Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Cada povo com suas tradiçoes

Tradiçao dos Reis Magos na Espanha

Cada povo com suas tradiçoes
Cavalgada dos Reis Magos em Madri | Cleo Costa

                                                            Cada povo com suas tradiçoes

 

Dia 6 de janeiro é dia dos Reis Magos, segundo a tradição cristã. É o dia mais esperado por muitas crianças, na Espanha e, também, em alguns países da América Latina. É o dia escolhido para entregar os presentes de natal aos mais pequenos.

É uma tradição tão enraizada que nem a figura global do Papai Noel conseguiu tirar a importância dos Reis Magos na Espanha.

 

 Melquior, Gaspar e Baltazar são os três Reis Magos vindos do Oriente. Suas origens nos levam até a Bíblia. É o Evangelho de São Mateus que nos narra o caminho feito pelos três ‘magos’ (denominados assim porque naquela época os ‘sábios’ ou astrônomos eram apelidados de ‘magos’) que seguiram uma estrela até chegarem a Belém. Ali visitaram e ofereceram três presentes ao recém-nascido Jesus: ouro, incenso e mirra

 

No dia  5 de janeiro com a Cabalgata de los Reyes Magos (um desfile de carros adornados com o ápice da aparição das três figuras dos Reis e distribuição de doces), as festas natalinas começam a se despedir. Na tarde do dia 6, por exemplo, se desmontam a árvore de Natal, o presépio e demais decorações natalinas.

 

É normal que as crianças escrevam anteriormente uma carta aos Reis, pedindo os presentes e desejos que queriam que se concretizassem e confirmando que durante todo o ano passado foram bons filhos e amigos. Porque os que não se comportaram podem receber carvão ao invés de presentes!

 

Antes de dormir, na noite do dia 5 as crianças devem preparar os sapatos, onde os Reis deixarão os presentes. E depois da exaustiva viagem dos Reis Magos e de terem entregado muitos presentes durante toda a noite, eles ficarão muito agradecidos, pois, junto com os sapatos (lugar onde eles deixaram os presentes), também encontrem água e comida para os seus camelos.

Na manhã seguinte, dia 6 depois de conferir os presentes que os Reis Magos deixaram, tomar o café-da-manhã típico dessa época: o  Róscon de Reyes.  A rosca é um pão doce de massa fina em forma de anel, decorado com pedaços de frutas cristalizadas de muitas cores. Este pão doce típico do dia 6 de janeiro esconde dentro da massa um pequeno presente. Em épocas remotas quem encontrasse a surpresa se convertia no rei da reunião, mas hoje em dia costuma estabelecer-se que a pessoa que comer o pedaço que contenha o presente terá que pagar a rosca.

Queridos leitores, no passado dia 31 de dezembro estivemos presentes na final da meta da corrida popular de San Silvestre Vallecana, no qual participaram cerca de 40.000 mil pessoas, devido ser uma corrida popular  a maioria das pessoas  correm fantasiados, se juntam grupos de amigos e aproveitam para se divertir, a mim me veio a imagem do carnaval com musica e uma alegria que contagiava. Apesar do frio que fazia, pois já estamos no inverno, e as temperaturas já chegam a –3 graus. Como diz o ditado popular espanhol “ ao inverno  nao lhe come o lobo”, demorou mais chegou.

 

Com ainda o clima de natal vou me despedindo de vocês queridos leitores. Se quiser saber um pouco mais, de  como é o natal em Madri postamos um video no nosso blog www.meionorte.com/blogs/oobservatorio.

 

Até a próxima

Cleo Costa


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar