Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Diferenças e Semelhanças...

Fim de ano em Madri

Diferenças e Semelhanças...
Ruas de Madri | Cleo Costa

 

Diferenças e semelhanças

 

Quase chegando o ano de 2015, seguiremos contando como é o fim do ano na Espanha em especial na capital Madri. Como comentamos na coluna anterior, as inúmeras atividades de fim de ano, as tradiçoes e costumes, como em cada lugar, aqui em Madri têm sua maneira particular.

 

 Aqui na Espanha a  tradição católica é forte. Por isso, a celebração do Natal e do nascimento de Jesus é muito comemorada. As luzes e enfeites natalinos estão por todos os lados. As ruas de todas as cidades ficam especialmente decoradas.

Os presépios são outra sensação natalina. É comum ver filas enormes na entrada das igrejas, tudo para ver os presépios, chamados aqui de “ belén” . Há, inclusive, presépios encenados por pessoas reais, chamados de “belén viventes”.

 

 Mais as filas  nao sao só pra ver presépios, existem também enormes filas para comer o famoso “bocadilho de calamares”, estivemos provando pra ver se de verdade era tao gostoso como a fama. E confesso que sim é uma delicia, da pra notar que os calamares sao fresquinhos, enfim, e onde esta esse famoso “bocadilho de calamares” ? Esta localizado na Plaza Mayor em pleno centro de Madri no famoso bar “ Casa Rua “ em uma ótima  localizaçao, ao lado do mercado de San Miguel e a  Puerta del Sol.

 

Às vésperas das festas de fim de ano, um sentimento passa a tomar conta de muitas pessoas: a solidariedade. É aproximado o momento de muitos desenvolverem boas ações e ajudar a quem precisa. A vontade de se fazer algo bom e útil nesta época do ano aflora no coração.

É também por estes dias que entidades, grupos, igrejas, comunidades se unem para realizar ações aos menos favorecidos. Juntam brinquedos, alimentos, entre outros itens para transformar o fim de ano de famílias em um momento especial.

 

Na Espanha e outros paises ao arrededor, ainda atingidos  pela crise economica, têm chegado a consequencias graves. Em resposta a estas necessidades que atualmente afeta muitas familias na Espanha, a Fundaçao Mensajeiros da Paz , fizeram algo muito interessante e inovador. Adaptaram as típicas máquinas de cigarros, em venda automática de alimentos. O que é efetivamente liberado, sao caixa vazias, com uma foto mostrando o tipo de alimento com o qual você contribuiu. Para ajudar a aliviar esta situaçao. Desde esta coluna, O observatório, damos os parabéns a esta iniciativa, e por a distribuiçao de mais de 73 mil quilos de alimentos mensais.

 

No Reveillon, que aqui chamamos de  “Noche Vieja”, a festa tem endereço certo na “Puerta del Sol” em Madri. Segundo a tradição, deve-se comer 12 uvas à medida em que o relógio da Puerto del Sol  marca as 12 badaladas. Para nós que nao somos daqui nao da tempo comer as 12 uvas, mais se você pergunta a qualquer espanhol eles dizem que sim que dá tempo. Talvez seja por que as uvas que eles comem neste dia sao pequenas, chamadas “moscatel”. São 12 uvas para 12 meses de prosperidade. Enquanto no Brasil a tradiçao é fazer um pedido e guarda as sementes dos 12 meses. Para brindar, a bebida clássica é a cava, o espumante espanhol, que tem o mesmo processo do champanhe que é um vinho branco produzido na regiao de champagne, nordeste da França através da fermentaçao da uva. Mesmo com o frio, as pessoas  saem às ruas. A praça  de Sol fica completamente lotada!

 

 

Para os mais esportistas, há a possibilidade de participar da famoso corrida popular da “San Silvestre Vallecana”, que ocorre na tarde do dia 31 de dezembro, é como a nossa corrida de Sao Silvestre. O que me chamou atençao foi a quantidade de inscritos aqui sao 40 mil para 10 kms, enquanto no Brasil sao 30 mil para 15 kms.

Por aqui finalizo esta coluna e já nos encontraremos em 2015, feliz ano novo que ele venha repleto de realizaçoes... Se bater a curiosidade pra saber algo mais do que já escrevemos nas colunas anteriores, ou escrevemos em nosso O Observatório, nos acompnhe no Blog www.meionorte.com/blogs/oobservatorio.

 

Até a próxima

 

Cleo Costa

 

 


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar