Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Existem outros mundos, mais estao neste

A monarquia Espanhola

Existem outros mundos, mais estao neste
Familia Real | Foto Internet

 

                                               Existem outros mundo, mais estao neste.

 

Enquanto os brasileiros vivem a copa do mundo e sentimentos com muita paixao que é o futebol , aqui na Espanha estamos vivendo momentos transcedentes para o pais.

 

O rei Juan Carlos I, abdico ao trono da Espanha para seu filho o principe Felipe que será proclamado Rei no próximo 19/06/2014.

 

O rei Juando Carlos  é rei desde 1975 esteve vivendo nos últimos anos momentos um deterioro progressivo do prestigio da instituiçao monarquia. Alguns pensam que o motivo da caida foi devido as imprensa, seus problemas como pessoa pública foram publicados, por exemplo sua caseria de elefantes em Botsuana na Africa, também foi  outro motivo seu delicado estado de saude( foi operado cinco vezes nos dois últimos anos) foram motivos que levaram a decisao de deixa o trono espanhol.

 

Ao passo da nova geraçao, representada pelo Principe Felipe de 46 anos, poderia ser uma formar de dar um novo aspecto a instituiçao que necessita  outro brilho. Felipe casado com uma ex-jornalista , Leticia que juntos têm 2 filhas e é uma mulher admirada por suas diversas funçoes exercida no passado entre elas esporte, formaçao militar, e etc...

A abdicaçao de Juan Carlos I fez Espanha reviver o transfundo republicadfo de muitos espanhois. Lembramos que existia uma republica na Espanha quandoFranco se levantou em armas em 1936, para instaurar sua ditadura que durou até 1975.

 

Já sao vários partidos politicos que pediram a convocaçao de um referendo pedindo o voto modelo do estado ( republica ou monarquia ) e já foi convocada manifestaçao a favor da republica em mas de cinquenta cidades da Espanha.

 

Todo isso aconteceu esses dias que também foi celebrado as últimas eleiçoes ao parlamento europeu, celebrado em maio.

 

A crise economica da Espanha desde 2008  gerou um grande número de desempregados 4.572.385 mas de 25% desempregados.

Uma situaçao dificil e complicada que vai receber o novo rei, uma sociedade que pede transformaçao. Dizem que o povo espanhol nao é monarquico e sim Juan Carlista, pelo apoio do Rei Juan Carlos I a demogracia na tentaiva do golpe de Estado militar em 1981. Será verdade?

 

Falta pouco tempo para que o novo Rei  da Espanha mostre sua capacidade de governar, terá que demonstrar que pertence a nova geraçao, nova sociedade, só assim será respeitado ( o nacionalismo Catalan, que anucia separaçao e o tradicional nacionalismo Vasco) vamos ver o que acontece.

 

Enquanto isso no Brasil temos a Copa do Mundo, existem outros mundos mas esatmos nesse.

 

Até a próxima

Cleo Costa

Coluina Publicada 16/06/2014


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar